É muito comum as pessoas me perguntarem: João qual o melhor investimento? E minha resposta é sempre a mesma: Não faço ideia! Normalmente as pessoas ficam alguns segundos espantadas com a minha resposta ou como se estivessem esperando o final da piada. Mas é isso mesmo, eu não faço ideia de qual é o melhor investimento… se você não faz ideia de onde quer ir

É como eu chegar em um médico e sem falar nada antes pedir: “Doutor me fala um tratamento bom ai? O melhor que existe.” Provavelmente o médico vai ficar sem entender nada e vai perguntar em seguida: “O que você está sentindo?” Ou no meu caso “Qual sonho você quer realizar?”

Porém, neste post eu vou contar pra você que está sofrendo com a conta no vermelho, quais os melhores investimentos para ajudar você a mudar a sua situação por completo. Não de forma superficial, mas de forma sólida e duradoura, para nunca mais voltar para as dívidas. E ainda por cima realizar seu próximo sonho.

1) Porque investir mesmo endividado?

Pelo mesmo motivo que uma pessoa que está acima do peso vai para a academia: para atingir o resultado desejado com hábitos mais saudáveis. Se você continua fazendo tudo do mesmo jeito, continua colhendo os mesmos resultados.

Em outras palavras, se você continua exercitando hábitos de pessoas que se endividam, como gastar sem planejamento, recorrer às compras para aliviar dores emocionais, utilizando o cartão de crédito como extensão do salário… adivinha só: Você continuará endividado. Por outro lado, se você começa a investir uma pequena parcela dos seus rendimentos todos os meses, você estará fazendo o mesmo que as pessoas que tem sucesso financeiro fazem: Elas guardam para o futuro!

Então você me pergunta: “Mas João, investir como se não sobra nada?!”. E por trás dessa pergunta reside a grande armadilha: Você investe a SOBRA? Você só pensa em investir quando não tem mais nada pra pagar? Você só deseja levar para o “resto” do seu dinheiro?

Percebe o pensamento de escassez? As pessoas que tem sucesso financeiro têm um comportamento em comum bastante eficaz: Elas se pagam primeiro, ou seja, elas primeiro investem para a realização dos seus sonhos. Sempre que ganham algum dinheiro elas separam um valor para o futuro e tratam de se adaptar para viver com o restante, gastando sem peso na consciência pois o investimento já está garantido.

2) Quer dizer que vou deixar de pagar quem devo?

Negativo! Você deve pagar tudo que deve para todos os seus credores. Quando falo do melhor investimento para pessoas que estão endividadas, eu me refiro ao fato de que elas precisam entender que A ÚNICA FORMA DE SAÍREM DAS DÍVIDAS é tendo hábitos melhores com o dinheiro, se comportando como se fossem pessoas sem dívidas.

Todos os meses, você deve separar uma quantia fixa do seu salário para investir, como o primeiro pagamento do mês, em outras palavras, como se este fosse o principal boleto que você precisa pagar todos os meses: o boleto que vai financiar seu sonho. E esteja atento a duas coisas:

? Não importa a quantia que você separa

? O objetivo não é ter rentabilidade

3) Como assim não importa quanto, nem quanto rende?

Exato! O objetivo é treinar o investimento. É mostrar pra você mesmo que é possível investir primeiro, ajustar seu orçamento para isso e gastar todo o restante com seus compromissos financeiros. Porque caso contrário, se você está esperando sobrar algum dinheiro, considerando que seu orçamento está no vermelho, isso não vai acontecer, e você estará condenado a viver apagando incêndios.

Separe o quanto puder, por mínimo que seja, e

4) Ok, vou investir todos os meses, mas onde?

Calma. Antes de definir o melhor investimento, primeiro você vai definir seu objetivo respondendo as duas perguntas abaixo.

“Qual o meu principal sonho que quero realizar?”

“Para quando quero realizar?”

Consciente disso, você pode usar essa tabelinha ai abaixo para escolher o melhor investimento que se adapta ao seu objetivo.

4) Posso usar esse dinheiro para pagar dívidas?

DE JEITO NENHUM! As pessoas que tem sucesso financeiro não investem para pagar dívidas. Você deve usar esse dinheiro para realizar o sonho que você planejou antes de começar. Ex: Se você definiu que ia investir para viajar 12 meses depois com a sua família, quando chegar próximo da data da viagem, saque todo o valor e realize o sonho.

Como eu já disse, se você continuar juntando dinheiro para pagar dívidas, você estará repetindo o mesmo comportamento, colhendo o mesmos resultados, enquanto continua esperando resultados diferentes.

Repito: Isso não quer dizer dar o calote nos seus credores, significa apenas que você vai nessa ordem:

1º Separar o seu investimento mensal mínimo (que seja R$ 100/mês)

2º Pagar suas dívidas

3º Gaste o restante adaptando de acordo com o que restou

5) Mas pela rentabilidade que ganho, compensa não amortizar as dívidas?

Matematicamente não! Se fôssemos seguir a lógica fria dos números o correto a se fazer seria pagara todas as dívidas primeiro, pois os juros que você paga por pegar dinheiro emprestado é bem maior que o que você pega por investir, mas existe um ponto fundamental e que não pode ser ignorado:

VOCÊ NÃO É UM SER LÓGICO!

Nós temos sentimentos, emoções a agimos 93% das vezes de forma instintiva. Se você quer mudar seu resultado, precisa começar a agir como uma pessoa que tem os resultados que você gostaria de ter. Você tem que treinar o seu cérebro para isso ou vai perder os melhores anos da sua vida pagando dívidas.

Sendo assim posso afirmar com toda certeza:

O melhor investimento para quem está endividado é sem dúvida investir todo mês!

Apenas separe esse valor com disciplina todos os meses e se você estiver inseguro ou insegura de investir nas coisas da tabelinha acima, simplesmente separe isso em um CDB, numa poupança ou até em um conta corrente diferente daquela que você recebe seu salário, mas INVISTA TODOS OS MESES.

Esse hábito incrível, associado ao nosso método de quitação de dívidas que você pode conferir nesse link, vai em pouco tempo tirar você do tormento das dívidas e transformar você em um investidor ou uma investidora de sucesso!

Um beijo e #boraREALizar

Escrever um comentário