Eis que você decide que precisa organizar suas finanças, e apesar de haver muito conteúdo bom na internet (e outros péssimos), é normal sentir a necessidade de ter ajuda de um profissional para te orientar sobre o que fazer com seu dinheiro.

O problema é que na vontade de vender seus serviços somado ao pouco conhecimento das pessoas, tem muita gente comprando “vitamina C pra dor de dente”.

Por isso, o objetivo desse post é explicar para você a diferença entre os vários tipos de profissionais que trabalham com finanças. Assim, você descobre exatamente o que ele faz e se ele é a pessoa certa pra te ajudar. Então fica de olho nos profissionais:

  • Planejador Financeiro Pessoal
  • Gerente do Banco
  • Agentes de Seguros (CUIDADO!)
  • Consultores de Investimentos (CVM)
  • Contador

Planejador Financeiro Pessoal – (O Personal Trainer)

O QUE É? Profissional de acompanhamento contínuo que organiza o orçamento e o patrimônio do cliente para que este atinja os resultados que deseja para sua vida.
FOCO PRINCIPAL: Qualidade de vida do cliente no presente e no futuro!

Como uma espécie de “personal trainer de finanças”, o Planejador Financeiro Pessoal é um guia se você está preocupado em ter qualidade de vida no presente e no futuro.

A relação entre este profissional e o cliente é extremamente próxima, uma vez que ele entra em questões bastante particulares da vida como:

  • relação do casal com dinheiro,
  • sonhos,
  • e para os mais habilidosos profissionais, até questões comportamentais.

Este profissional é aquele que vai te ajudar a organizar todas as suas finanças tendo como foco principal a realização de sonhos e objetivos de pessoas e famílias.

Se você está endividado ele vai te ajudar a encontrar um caminho para sair das dívidas o mais rápido e barato possível.

Se você não tem dívidas, mas ainda não investe, ele é a pessoa certa pra te ajudar a organizar todo o seu orçamento para que você consiga investir todos os meses.

Por outro lado, se você já investe ele é a pessoa que vai te orientar sobre como ter uma rentabilidade maior, mas sempre com foco no SEU OBJETIVO, e não no dinheiro puro e simplesmente.

IMPORTANTE: Vale ressaltar que o Planejador Financeiro Pessoal (ético!) não recebe de outra fonte senão o cliente.

Ou seja, não recebe comissões dos investimentos ou produtos que eventualmente indica ao cliente.

Desta forma o compromisso desse profissional e exclusivamente com o cliente que o contratou.

É diferente ter alguém acompanhando o seu progresso né?

Gerente do Banco – (O representante da loja de suplementos)

O QUE É? Um profissional que te oferece o que o banco manda.
FOCO PRINCIPAL: Atender bem e bater a meta do mês.

Até pouquíssimo tempo atrás o único profissional conhecido para te ajudar era o bom e velho gerente do seu banco.

Me lembro do meu pai me contar se sentindo privilegiado por chegar na agência do Bamerindus (faz tempo hahaha) e ser recebido pelo gerente para tomar um café.

Com o passar dos anos essa relação se esfriou e o Gerente do Banco pode ser entendido hoje, infelizmente, como o “Vendedor do Banco”.

Quem nunca recebeu uma proposta para fazer aquele PIC ou um plano de previdência para “me ajudar esse mês a bater a meta”.

Essas pessoas não são más, na verdade elas sofrem uma pressão MONSTRUOSA para vender e bater as metas que lhes são passadas pelos bancos.

Elas precisam receber seus salários assim como você e por serem remuneradas pelos bancos, adivinha só o interesse de quem o gerente tem que atender? 

DO BANCO!

Os gerentes das agências indicam, por determinação dos bancos, muitos produtos de investimento (salvo raríssimas exceções) são péssimos em termos de rentabilidade e liquidez.

Um preço muito caro que você paga por não ter alguém isento de interesses de terceiros para te orientar.

IMPORTANTE: Lembre-se que não se trata de pessoas más. São apenas pessoas como eu e você que precisam pagar suas contas, e infelizmente são forçadas a vender produtos “ruins” que atendam aos interesses de quem paga os salários delas.

Agentes de Seguro – (O cara que te ajuda se o peso cair no seu pescoço) CUIDADO!

O QUE É? Vendedor de seguros.
FOCO PRINCIPAL: Proteger o cliente de eventualidades não planejáveis.

Esse profissional vende algo que eu considero indispensável: Seguros que protegem você e sua família!

Em caso de doença ou invalidez, você recebe um montante para proteger da renda perdida que este tipo de sinistro causa.

E em caso de morte, ele protege a sua família caso você seja uma das fontes de renda dela.

Antigamente esses produtos eram simples assim, mas hoje se tornaram beeem mais sofisticados com opções resgatáveis, temporários, com ajuste da inflação + bônus… e aí começa todo o problema!

Muitos agentes de seguro têm vendido estes produtos como forma de investimento! Apresentam os produtos como sendo “O” planejamento financeiro que você precisa, alguns até se dizem planejadores!

Seguros são produtos, que como eu disse anteriormente, indispensáveis. Mas, continuam sendo somente seguros.

Um seguro te ajuda a sair das dívidas? Ele te ajuda a enxugar seus gastos sem perder qualidade de vida?  E te ajuda sobre investimentos?

NÃÃÃÃAAAOOOOO!!!

Fique ligado! Não caia nessa conversa. Se possível faça um seguro! Mas, se um profissional tentar te vender seguro como planejamento financeiro pule fora.

Especialmente se houver partes resgatáveis, ou seja, que depois de um tempo você recebe o que pagou mais alguma coisa como inflação e mais alguma “rentabilidade”.

Além desses produtos serem os que mais encarecem as apólices, como investimentos, acabam sendo muito ruins.

Afinal, costumam remunerar o cliente com taxas inferiores ao CDI, que como eu já expliquei é uma espécie de “rendimento mínimo aceitável” no mercado financeiro.

Lembre-se:

Seguro não é investimento para realização de objetivos, muito menos de aposentadoria. É um apenas um dinheiro que você paga todos os meses para proteção e com o objetivo de não utilizar.

Seguro não é planejamento financeiro, ele é uma parte importante de um bom planejamento, mas não é O planejamento. 

IMPORTANTE: Existem profissionais sérios e éticos, que apesar de receberem mais quanto mais cara for a sua apólice, te vendem somente aquilo que você realmente precisa: Proteção sem excessos! Mas infelizmente, como em toda profissão, existem aqueles que vendem gato por lebre.

Consultor de Investimentos CVM – (O Nutricionista)

O QUE É?  Profissional que orienta exclusivamente sobre investimentos.
FOCO PRINCIPAL: Aumentar a rentabilidade do contratante.

Esse profissional é o mais indicado se você não está preocupado necessariamente com qualidade de vida, mas simplesmente em aumentar seu patrimônio. Como um vendedor de suplementos ele oferece produtos que vão acelerar o seu ganho.

O consultor de investimentos tem um largo conhecimento sobre investimentos e trabalha exclusivamente acompanhando o mercado e orientando seus clientes sobre onde investir.

Existem três GRANDES DIFERENÇAS entre o Planejador Financeiro Pessoal e o Consultor de Investimentos.

  1. O consultor foca exclusivamente no patrimônio enquanto o planejador vai observar não só o patrimônio, mas também o orçamento mensal da família.
  2. O objetivo do consultor é aumentar a quantidade de dinheiro que você tem, quanto mais melhor. Já o planejador sempre usará o sonho como referência na hora te ajudar a escolher os investimentos.
  3. Por normativa da CVM, o planejador não pode dizer quais ativos você deve comprar, enquanto o consultor autorizado pela CVM pode. Enquanto o planejador te ensina a escolher seus ativos, o consultor te diz quais ativos comprar.

Alguns consultores recebem do cliente para orientar sobre os investimentos, mas muitos recebem o chamado “rebate”, ou seja, uma espécie de comissão paga pelos fundos que ele sugere ao cliente.

IMPORTANTE: Não são todos os consultores que podem indicar ativos, somente aqueles que são regulamentados e têm autorização da CVM para isso.

É como uma maratona mesmo!

Contador – (O farmacêutico)

O QUE É? Para a pessoa física, um especialista em questões tributárias.
FOCO PRINCIPAL: Os fluxo de dinheiro e as implicações legais.

Muitas pessoas procuram contadores para tirar dúvidas sobre finanças. Devo admitir que esses profissionais são mestres em coisas que eu particularmente acho complicadíssimas: detalhes legais e tributários sobre o dinheiro.

Eles entendem tudo sobre fluxos de orçamento, patrimônio, impostos e muito mais.

Entretanto sua formação e área de atuação são extremamente técnicas e não abordam questões primordiais caso você deseje um planejamento financeiro de verdade (Investimentos e Ser Humano).

Contadores são profissionais excelentes quando ao assunto são números, mas quando se trata de planejamento financeiro o componente humano é INDISPENSÁVEL, eu diria até, o mais importante.

Neste caso, se você tem dúvidas sobre tributos, imposto de renda e outras questões contábeis o contador é de longe o profissional mais indicado para te ajudar.

Se você busca ajuda sobre tributos, imposto de renda e outras questões contábeis o contador é de longe o profissional mais indicado para te ajudar.

Resumo da Ópera

Ou seja, existem diversos outros profissionais no mercado. Aqui eu elenquei somente os mais comuns e que as pessoas mais confundem. 

Para simplificar ainda mais preparei esse quadro abaixo para você comparar e escolher o profissional mais habilitado para resolver o seu problema.

Enquanto isso, deixa aí nos comentários eventuais outras dúvidas que eu vou ter o maior prazer em ajudar e compartilha com aquele amigo ou parente que não sabe pra quem recorrer quando o assunto é dinheiro.

Um beijo e #BoraRealizar!

Escrever um comentário