Se lembra daquele esmalte edição limitada que custava caro e você tinha que chorar para o seu pai comprar? Se lembra daquela viagem que suas amigas estavam combinando mas você não via sequer a possibilidade de participar?! Ah, mas e daquele sonho de morar sozinha com seu pet e suas plantinhas pra poder chegar e sair a hora que quisesse de casa?

Quando a gente começa a sentir a necessidade de liberdade, qualquer pouquinho faz diferença, e nesse contexto é que a liberdade financeira se torna essencial.

Aproveitando o contexto do Dia da Mulher, eu, Gabi, vim falar de mulher pra mulher, de empreendedora pessoal para empreendedora pessoal: o segredo da liberdade!

De não depender de nada nem ninguém para transformar a sua qualidade de vida através dos seus sonhos, e muito menos ter que contar com a sorte (ou azar) pra ter o futuro que você deseja.

Então, prazer 😉 segue comigo para eu te apresentar os caminhos de mulheres que conseguiram não só a liberdade financeira, mas o protagonismo da própria vida!

A REALIDADE DO MERCADO ATUAL

Antes de qualquer coisa, calma que esse texto não vem para militância. Quero te mostrar apenas alguns dados para que você entenda o quanto o sol abriu no mercado financeiro feminino e o quanto isso pode te beneficiar.

Em relação a anos anteriores, muito já foi feito em benefício do desenvolvimento feminino no mercado de trabalho e em outras diversas áreas.

Na 5° edição do relatório “Mulheres, Empregos e o Direito 2018”, o Banco Mundial indicou que 2 anos atrás, de 50% da população brasileira era constituída por mulheres.

43% delas constituíam a força de trabalho no Brasil, entretanto, esse número contava com salários médios 25% menores em relação aos homens.

Com uma participação elevada assim, muitos ainda vão dizer que a nossa participação é vantajosa.

Por outro lado esse quantitativo cai muito conforme o aumento de nível hierárquico dentro da empresa.

Portanto, nós ganhamos sim espaço nas empresas, entretanto ainda somos minoria quando o assunto é gerência e direção.

MAS NÃO VAMOS NOS APEGAR A DADOS NEGATIVOS! ✋

Nos últimos anos, a contratação de profissionais mulheres assumiu mais o tom do que diz respeito aos benefícios econômicos do que resumidamente questões de direitos humanos.

Segundo dados, as empresas tomaram uma visão mais profissional esquecendo aqueles velhos preconceitos.

Como por exemplo da mulher que é mãe, que se ausenta na licença a maternidade, entre outros motivos que eram convencionais à não contratação.

Em troca do pensamento pequeno, observa-se uma constante melhora com mulheres na empresa.

Consequentemente uma efetividade maior das demandas, boa gestão de projetos, produtos e pessoas, além da entrega à empresa.

Pesquisas da McKinsey apontam que a maior participação da mulher no mercado de trabalho, tem potencial de conquistar um grande aumento no giro econômico.

Afinal, tudo funciona como um ciclo…

Com mais mulheres trabalhando, empreendendo, movimentando o giro econômico:

  • há aumento do poder aquisitivo,
  • surgimento de mais consumidoras independentes,
  • mais giro econômico, mais PIB global ?✅

Certamente, não há motivo para desmotivação, e sim para intensificar nossa força e valorização.

Afinal, cada vez mais conquistamos espaço dentro de um mercado que já foi 99,9% ocupado por homens rsrsrs. 

CRIE A SUA PRÓPRIA REALIDADE

Esse sim é o primeiro passo para ser livre financeiramente e garantir a sua gestão financeira pessoal!

Isso em qualquer contexto da sua vida fará sentido. Tentar se adequar a realidade do outro é a maior cilada que alguém poderia entrar, afinal, é você quem vai conviver com aquilo. Certo?

Por tanto eu listei duas dicas que vão te direcionar para garantir que você não irá desistir da sua gestão financeira no meio do caminho, e acredite, isso é extremamente comum.

Vamos às dicas:

  • Estabeleça seus objetivos;
  • Deixe o mundo com as expectativas dele.

Essas duas dicas podem parecer bobas mas te direcionam completamente à sua consciência, e se pararmos pra pensar é isso que te direciona em todos os sentidos da vida, não é mesmo?

Elas vão te ajudar principalmente a se desvencilhar completamente dos sonhos alheios e fazer somente aquilo que te traz felicidade. Então antes de tudo:

  • Estabeleça seus objetivos:

Sem dúvida a primeira é mais importante! É como gato de Alice no País das Maravilhas fala para a Alice quando ela pergunta que caminho tomar para sair daquele lugar estranho, e então o gato responde:

“Pegue qualquer caminho. Se você não sabe onde ir qualquer caminho leva.”

Ou seja, você precisa parar para refletir quais são os seus objetivos pessoais e o que realmente te faz feliz, e só depois traçar os caminhos que vão te trazer tudo aquilo que você quer para si!

  • Deixe o mundo com as expectativas dele.

Seus pais, amigos, cônjuge esperam o melhor para sua vida. Até aqui OK! Mas toda essa expectativa foi criada a partir da visão de mundo deles.

Então não se apegue à essa visão, você não precisa suprir as expectativas de ninguém!

Você tem o poder de ser e se tornar. Só você poderá dizer até onde vai e a quê pode se adaptar.

Então se pretende ser CEO, diretora, funcionária, seja! Se pretende ser mãe, dona de casa, seja! Se quiser ser os dois, você tem toda capacidade do mundo para isso.

Não abra mão dos seus sonhos por que o mundo disse que aquele lugar ou outro deveria ser ocupado por você.

As mulheres mais ricas e poderosas do mundo seguem essas dicas aliadas ao que vem a seguir…

Planejamento Financeiro Pessoal

Gestão financeira pessoal nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que direcionam a forma com que você ganha, economiza e investe o seu dinheiro.

Ela é feita sempre a partir de algum objetivo, que seja se aposentar, viajar, ter um fundo para emergências, trocar de carro, comprar uma casa e até mesmo a própria independência financeira.

Não existe planejamento financeiro pessoal sem objetivos traçados! O Waze ou o Maps, que são ferramentas incríveis para dizer “como chegar em algum lugar” só faz sentido se você souber ONDE quer ir! E foi por isso, que antes eu deixei claro, que para você mulher conseguir, sua LIBERDADE FINANCEIRA: você precisaria definir quais era seus sonhos.

FAÇA O JOGO VIRAR A SEU FAVOR! ?

Mulheres estão em constante conquista.

Assim que você definir onde quer chegar com a sua vida e os sonhos que quer realizar, seu próximo passo é mapear seu orçamento atual. 

Ou seja, fazer uma lista com todos os seus gastos e dívidas (se você tiver), colocando ao lado os valores que você gasta com cada item. Para em seguida definir metas para cada um desses gastos que te permita investir todos os meses!

Não estou dizendo que precisa acabar com suas saídas, comprar aquele vestido achado, abandonar o bar com as amigas… enfim, acabar com a sua qualidade de vida.

É possível retirar os excessos dos seus gastos sem perder qualidade de vida. O João já preparou um vídeo para te ajudar a fazer isso, como reduzir muitos gastos mantendo a qualidade de vida, e essa é uma técnica infalível, vai por mim. ?

A partir daqui, sabendo lidar com seu dinheiro de forma consciente, você conseguirá se mantiver as metas, investir todos os meses para realizar seus objetivos futuros!

E fechando com chave de ouro…

Estude sobre Investimentos!

Essa história de deixar o dinheiro em um cofre, comprar um lote ou guardar na poupança já não faz nenhum sentido, mesmo para você que busca segurança financeira.

Por incrível que pareça, existem diversos investimentos no mercado que são mais rentáveis e seguros que comprar um imóvel e alugar para alguém.

Para começar, entenda como funcionam os fundos imobiliários. Um tipo de investimento extremamente rentável, seguro e simples. Dá uma olhadinha nesse vídeo que o João explica mais!

Por que eu devo investir em Fundos Imobiliários?

E sem essa de comprar imóvel para alugar e tirar uma renda disso ein?! Isso é FURADA, e nesse vídeo eu explico o porquê.

TUDO CERTO?

A REAL acredita que a independência financeira liberta mulheres. Então, compartilhe com suas amigas e converse com nossas planejadoras. Elas estarão de braços abertos para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a conquistar sua LIBERDADE!

Foi um prazer estar com as senhoras e senhoritas! Voltarei em breve para falar sobre Educação Financeira Infantil e outros temas que vêm surgindo com as sugestões de vocês.

Comente aqui embaixo com os próximos assuntos que você gostaria de saber mais sobre e tire suas dúvidas também!

Um grande abraço e #boraREALizar! ?

Escrever um comentário