O que é Planejamento Financeiro Pessoal?

Planejamento financeiro pessoal é uma técnica que consiste em organizar as finanças pessoais (para pessoa física) em três aspectos distintos que dependem da situação financeira em que a pessoa se encontra.

Estes três aspectos principais, podem ser entendidos como os pontos de partida do trabalho. São eles: endividado, regular e investidor.

E é a partir deste contexto pessoal que o planejamento financeiro será pensado e desenvolvido para entregar o resultado que TODOS buscam: Qualidade de vida!

  • ENDIVIDADOS:

Para endividados a missão é tirar a pessoa das dívidas da forma mais rápida e barata possível daquela situação. A partir daí, usar técnicas financeiras e comportamentais para garantir sucesso e transformá-la em uma pessoa investidora.

Certamente, esta infelizmente é uma realidade que atinge 63,4% de famílias brasileiras segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e que tende a aumentar cada vez mais em função da pandemia e suas implicações.

Você faz ideia de quantas pessoas nos procuram como última tentativa para sair das dívidas?  O papel do planejador é ajudar essas pessoas e trazer de volta à elas a paz e a tranquilidade de uma vida sem dívidas.

"A maneira mais fácil para se livrar das dividas é aprender com quem já saiu delas" - Antonio Castro.

  • REGULAR:

Aqueles que se encontram nesse contexto gastam tudo que recebem, não possuem dívida, mas também nenhum investimento.

Comumente encontramos pessoas que estão nesta situação e se sentem esgotadas pela sensação de viver para trabalhar e pagar contas.

Por não investirem, elas sentem que não estão caminhando para uma vida de liberdade financeira em que podem realizar seu sonhos como viajar, ter um casa, o carro dos sonhos, sem contrair necessariamente uma dívida ou financiamento, por exemplo.

Esse perfil de pessoa, constrói patrimônio criando um financiamento atrás do outro e apesar de não fecharem no vermelho todo mês, em função do seu “Modelo Mental sobre Dinheiro”, têm uma vida limitada, onde prazeres pequenos como viajar com a família  sempre vem junto com escassez em outras áreas, cartões de crédito e por aí vai…

Esta é outra realidade muito presente e que talvez até mesmo você já tenha passado por isso!

Neste caso, o planejador vai ajudar essa pessoa a reestruturar seu orçamento, definir metas de investimento, tratar questões comportamentais do cliente regular, para que finalmente ele possa viver a vida financeira que ele sempre quis, mas não sabia que havia um jeito.

"Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos." - Brian Tracy.

  • INVESTIDOR:

Por último, temos o perfil do cliente investidor, superavitário, ou seja, aquele que termina todos os meses gastando menos do que ele ganha. 

Estes clientes não possuem dívidas, não gastam tudo que recebem e possuem uma reserva ou buscam investir, mesmo que de forma amadora.

Normalmente esse cliente vem com uma visão equivocada onde ele precisa trabalhar para fazer o dinheiro aumentar. Neste caso, quem você acha que está trabalhando para quem: O dinheiro para a pessoa, ou a pessoa está trabalhando para o dinheiro?

Neste caso é o planejador que ensina esse cliente a perceber que o dinheiro precisa ter um norte! Isto é, cada investimento precisa ser vinculado à um sonho! Que essa história de conservador, moderado, agressivo são rótulos que não fazem qualquer sentido.

O Planejador Financeiro Pessoal ensina o cliente a investir e montar sua carteira com base nos sonhos e não em questionários e perfis pré estabelecidos.

Acima de tudo, ele acompanha e ajuda o cliente a tomar as melhores decisões, para proporcionar a certeza de estar no caminho certo, se possível, com mais rentabilidade, liquidez e segurança para os investimentos.

"Não espere as circunstâncias ideais para começar a investir, provavelmente ela não vai chegar." - Gilberto Cerqueira.

RESUMINDO:

Por tanto, o que afinal seria planejamento financeiro pessoal? Resumindo, é uma técnica usada pelo planejador afim de trazer até sua vida o controle, estratégia, visão do futuro e garantir a sua qualidade de vida.

Se você quiser saber mais sobre o que faz um planejador financeiro pessoal na prática, além de tirar outras dúvidas como:

confira em nosso Blog e tire todas as suas dúvidas aqui nos comentários.

Por fim, não esqueça de garantir sua vaga no curso de Formação de Planejadores da Real Cultura Financeira e atender imediatamente seus primeiros clientes.

Escrever um comentário