Em plena época de pandemia muita gente tem que enfrentar o desafio de se reinventar para fazer as coisas acontecerem.

Neste pequeno período de 3 meses de alerta, mais de 7 milhões de brasileiros em trabalho formal tiveram seu salário reduzido durante a pandemia.

Enquanto isso a taxa média de desemprego tem dados mais alarmantes, com mais de 11,9% de brasileiros desempregados, afetando 13% de famílias desempregadas. E o cenário não prevê melhoras!

Seria perfeito ter uma solução que lhe faria remar contra a maré.

Algo que te permita ganhar mais durante a quarentena, trabalhando de casa e levando solução para pessoas que não sabem o que fazer para cuidar melhor do seu dinheiro, investidor ou endividado, inclusive nesse momento de crise.

Entenda agora:

  • o que é planejamento financeiro pessoal;
  • o que faz um planejador financeiro pessoal;
  • quanto ganha um planejador financeiro pessoal;
  • como ele trabalha;
  • se existe curso, certificação ou algo que agilize o processo de se tornar um planejador;
  • e finalmente, como se tornar um planejador e garantir uma renda de 15 mil reais mensais em apenas 1 ano.

O que é planejamento financeiro pessoal?

O que é Planejamento Financeiro Pessoal?

Planejamento financeiro pessoal é uma técnica que consiste em organizar as finanças pessoais (para pessoa física) em três aspectos distintos que dependem da situação financeira em que a pessoa se encontra.

Estes três aspectos principais, podem ser entendidos como os pontos de partida do trabalho. São eles: endividado, regular e investidor.

E é a partir deste contexto pessoal que o planejamento financeiro será pensado e desenvolvido para entregar o resultado que TODOS buscam: Qualidade de vida!

  • ENDIVIDADOS:

Para endividados a missão é tirar a pessoa das dívidas da forma mais rápida e barata possível daquela situação. A partir daí, usar técnicas financeiras e comportamentais para garantir sucesso e transformá-la em uma pessoa investidora.

Certamente, esta infelizmente é uma realidade que atinge 63,4% de famílias brasileiras segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e que tende a aumentar cada vez mais em função da pandemia e suas implicações.

"A maneira mais fácil para se livrar das dividas é aprender com quem já saiu delas" - Antonio Castro.

Você faz ideia de quantas pessoas nos procuram como última tentativa para sair das dívidas?  O papel do planejador é ajudar essas pessoas e trazer de volta à elas a paz e a tranquilidade de uma vida sem dívidas.

 

  • REGULAR:

Aqueles que se encontram nesse contexto gastam tudo que recebem, não possuem dívida, mas também nenhum investimento.

Comumente encontramos pessoas que estão nesta situação e se sentem esgotadas pela sensação de viver para trabalhar e pagar contas.

Por não investirem, elas sentem que não estão caminhando para uma vida de liberdade financeira em que podem realizar seu sonhos como viajar, ter um casa, o carro dos sonhos, sem contrair necessariamente uma dívida ou financiamento, por exemplo.

Esse perfil de pessoa, constrói patrimônio criando um financiamento atrás do outro e apesar de não fecharem no vermelho todo mês, em função do seu “Modelo Mental sobre Dinheiro”, têm uma vida limitada, onde prazeres pequenos como viajar com a família  sempre vem junto com escassez em outras áreas, cartões de crédito e por aí vai…

Esta é outra realidade muito presente e que talvez até mesmo você já tenha passado por isso!

"Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos." - Brian Tracy.

Neste caso, o planejador vai ajudar essa pessoa a reestruturar seu orçamento, definir metas de investimento, tratar questões comportamentais do cliente regular, para que finalmente ele possa viver a vida financeira que ele sempre quis, mas não sabia que havia um jeito.

  • INVESTIDOR:

Por último, temos o perfil do cliente investidor, superavitário, ou seja, aquele que termina todos os meses gastando menos do que ele ganha. 

Estes clientes não possuem dívidas, não gastam tudo que recebem e possuem uma reserva ou buscam investir, mesmo que de forma amadora.

Normalmente esse cliente vem com uma visão equivocada onde ele precisa trabalhar para fazer o dinheiro aumentar. Neste caso, quem você acha que está trabalhando para quem: O dinheiro para a pessoa, ou a pessoa está trabalhando para o dinheiro?

Neste caso é o planejador que ensina esse cliente a perceber que o dinheiro precisa ter um norte! Isto é, cada investimento precisa ser vinculado à um sonho! Que essa história de conservador, moderado, agressivo são rótulos que não fazem qualquer sentido.

O Planejador Financeiro Pessoal ensina o cliente a investir e montar sua carteira com base nos sonhos e não em questionários e perfis pré estabelecidos.

"Não espere as circunstâncias ideais para começar a investir, provavelmente ela não vai chegar." - Gilberto Cerqueira.

Acima de tudo, ele acompanha e ajuda o cliente a tomar as melhores decisões, para proporcionar a certeza de estar no caminho certo, se possível, com mais rentabilidade, liquidez e segurança para os investimentos.

O que faz um Planejador Financeiro Pessoal?

O QUE É O PLANEJADOR FINANCEIRO PESSOAL? Profissional de acompanhamento contínuo que organiza o orçamento e o patrimônio do cliente para que este atinja os resultados que deseja na sua vida financeira.

FOCO PRINCIPAL: Qualidade de vida do cliente no presente e no futuro!

Como uma espécie de “personal trainer de finanças”, o Planejador Financeiro Pessoal é um guia se você está procurando ter qualidade de vida no presente e no futuro.

Ajudando o cliente a organizar todas as suas finanças o com foco principal na realização de sonhos e objetivos deste cliente.

A relação entre este profissional e o cliente é extremamente próxima, uma vez que ele entra em questões bastante particulares da vida como:

– relação do casal (quando família) com dinheiro,

– sonhos pessoais

– e para os mais habilidosos profissionais, até questões comportamentais.

Em primeiro lugar, se o cliente está endividado é o Planejador Financeiro Pessoal que vai te ajuda-lo a encontrar um caminho para sair das dívidas o mais rápido e barato possível.

Se o cliente não tem dívidas, mas ainda não investe,  o Planejador Financeiro Pessoal é a pessoa certa pra ajudar a organizar todo o orçamento do cliente para que ele consiga investir todos os meses.

Por outro lado, se o seu cliente já investe o Planejador é a pessoa que orienta sobre como ter uma rentabilidade maior, mas sempre com foco no OBJETIVO do cliente, e não no dinheiro simplesmente.

IMPORTANTE: Vale ressaltar que o Planejador Financeiro Pessoal (ético!) não recebe de outra fonte senão o cliente.

Ou seja, não recebe comissões dos investimentos ou produtos que eventualmente fala sobre ao cliente.

Desta forma o compromisso desse profissional e exclusivamente com o cliente que o contratou.

Existem também outros profissionais de finanças com outros focos e métodos de trabalho.

É importante saber a diferença entre estes profissionais de finanças para compreender como cada um atua e qual sua principal função.

Para simplificar, preparamos esse quadro abaixo para você comparar e entender qual o profissional mais habilitado para resolver cada problema.

Como é a carreira de um Planejador Financeiro Pessoal?

Como é a carreira de um planejador financeiro pessoal?

O Planejador Financeiro Pessoal é o profissional capaz de conduzir a mudança na vida financeira de uma pessoa, de trazer uma realidade melhor e mudar toda a qualidade de vida de uma família.

Sua carga horária, tal como férias e remuneração são planejadas diretamente pelo próprio planejador, o que torna a carreira extremamente flexível.

Diferente de vendedores que têm metas para bater, o planejador é quem estipula seus ganhos através de seus objetivos, afinal, você é seu próprio chefe, o que não torna a carreira desgastante.

Eu costumo dizer que o planejador tem que ser extremamente congruente com aquilo que ele prega diante de seus clientes, afinal o planejamento financeiro pessoal também se torna essencial para o profissional.

Portanto, assuntos como aposentadoria e licenças têm de estar dispostos nesse planejamento pessoal, mas isso eu te explico melhor em um tópico seguinte.

No início da carreira, assim como em qualquer outra profissão, o planejador também enfrenta alguns desafios:

  •  carteira de clientes,
  • suporte de uma equipe especializada,
  • estudo de materiais que o ajudem a construir seu legado,

e esse processo fica muito mais fácil quando se é associado à uma empresa especializada.

Se pudéssemos resumir, diríamos que é uma carreira apaixonante! Poder mudar a vida das pessoas através daquilo me mais lhes aflige, é realmente uma missão.

Para isso eu separei alguns depoimentos para que você escute diretamente dos planejadores:

  • o que eles acham da carreira,
  • de onde vieram
  • e a liberdade que puderam alcançar.

Olha só:

Depoimento Carol - Planejadora Financeira Real CF

 

Como trabalha um Planejador Financeiro Pessoal?

Uma grande parcela de brasileiros hoje sofre com seu atual trabalho, seja por salário, horários, demanda!

Por outro lado, alguns inclusive optam por abrir sua própria empresa, enfrentar o mercado e as burocracias do Estado.

Por fim, seria perfeito não precisar abrir uma empresa para ter liberdade:

  • de horários
  • fluxo de demandas
  • escolha salarial
  • ganhar dinheiro sem sair de casa
  • e principalmente de motivação pessoal!

Provavelmente você mesmo já passou por essa frustrante realidade, mas vou te contar uma novidade: a profissão de planejador financeiro pessoal te deixar livre para trabalhar da forma como você julgar necessário para cumprir seu objetivo de vida.

Em outras palavras, essa parte é com você, a decisão é toda sua!

Se você trabalha 3, 5, 7 dias na semana. Seu horário é das 11 às 19h, ou simplesmente é das 10 às 16h.

Se você prefere trabalhar em escritório, em um café, ou até mesmo em casa… Tudo isso é você quem decide.

A carreira de planejador financeiro pessoal nos permite ser chefe de nós mesmos! E as escolhas vão depender exclusivamente do limite que você der à elas.

Então tudo parte de onde você quer chegar, mas você tem a liberdade para escolher como trabalhar, onde, quantas horas e até mesmo quanto receber pelo seu serviço.

Entenda que liberdade é uma escolha diária.

É realmente uma liberdade pouco imaginada para cerca de metade dos brasileiros que se vê frustrado com a atual situação, principalmente durante a pandemia em que as circunstâncias estão cada vez mais limitantes.

Preciso ser MEI para trabalhar como Planejador Financeiro Pessoal?

Afinal, é preciso ser MEI para trabalhar como Planejador Financeiro Pessoal?

Eu te diria que é o ideal. Assim você reduz a carga tributária, se comparada com nota como pessoa física, quando for emitir a nota de serviço ao cliente. 

Assim como falado no tópico anterior, o planejador financeiro pessoal é chefe do seu próprio negócio.

Consequentemente você precisa formalizar a entrega de seu serviço, assim você se mantém dentro da lei e pode atender tranquilamente.

Durante o desempenho da profissão você precisará emitir notas fiscais, declarar imposto de renda, entre outras funções cuja maneira mais barata e prática é se tornando um MEI legalizado.

 Sem contar que o MEI te garante benefícios previdenciários que um trabalhador informal não possui, como:

  • Aposentadoria por idade: para mulheres aos 60 anos e homens aos 65 anos. Sendo necessária contribuição mínima de 180 meses, a contar do primeiro pagamento em dia.*

    Especialmente para esse benefício, a regra válida é que as contribuições do MEI para a aposentadoria nunca se perdem, ou seja, não importa se o empreendedor tiver parado de contribuir em algum momento;
  • Auxílio doença ou invalidez: São necessários 12 meses de contribuição. O benefício se aplica nos casos de acidente de qualquer natureza ou se o MEI sofrer de alguma enfermidade que o impeça de exercer sua atividade;
  • Salário maternidade: sendo necessárias 10 contribuições para que o MEI tenha direito ao pagamento. O MEI do sexo masculino também tem direito ao benefício no caso de falecimento da mãe.

* A contribuição citada acima é uma taxa mensal paga para regularização de seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) atualmente encontrada com o valor de R$ 50 reais, mais R$ 7 a 9 reais da unificação dos impostos federais (imposto de renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Quanto ganha um Planejador Financeiro Pessoal?

Quanto ganha um planejador financeiro pessoal?

Em tópicos anteriores eu te expliquei que um planejador financeiro pessoal  tem liberdade para gerir seu tempo, local de trabalho e da mesma forma acontece com a sua remuneração.

Certamente, o que você ganha como planejador financeiro pessoal depende apenas de você, variando muito a renda de um profissional para outro.

Você pode começar cobrando valores menores como R$ 200 a sessão, por exemplo, e ir se especializando nos cursos da REAL, para poder cobrar valor que passam dos R$ 1.500 por sessão. 

Alguns planejadores inclusive usam a renda que vem do trabalho de planejamento como uma renda extra.

Entretanto, se você quer chegar a valores maiores, como R$12 mil mensais em apenas 1 ano, é bem mais fácil se você imergir nessa carreira!

Planejadores com 3 até 5 anos de experiência e dedicação exclusiva à carreira, podem chegar a receber valores bem superiores à R$ 20 mil!

Conheço planejadores que em 5 anos conquistaram R$ 40 mil reais de renda mensal como autônomos, tendo em torno de 80 a 90 clientes em sua carteira.

Porém se dedicavam exclusivamente à carreira de Planejador Financeiro Pessoal e não poupavam tempo e dinheiro para se desenvolverem e se especializarem cada vez mais.

Para remunerações mais altas é necessário que você adquira cada vez mais conhecimento, foque em entregar diferenciais e em estar disposto a fazer seu nome uma referência.

Consequentemente você sentirá necessidade de se especializar cada vez mais, entregar melhores resultados, além de se associar à uma empresa que alavanque sua carreira e te ajude a conquistar cases de sucesso…

Mas isso eu te conto no próximo capítulo!

Quais são os benefícios e desafios de ser planejador financeiro pessoal?

Em uma carreira que apresenta tantos benefícios, com flexibilidade, alta remuneração e a chance de unir isso em uma carreira estruturada onde você guia pessoas para terem qualidade de vida;

você deve estar se perguntando sobre os quais são os desafios que esses profissionais enfrentam, então resumindo, nós reunimos os principais benefícios e desafios aqui para você:

Tabela comparativa entre benefícios e desafios de ser planejador financeiro pessoal

São realmente desafios que nos tiram da zona de conforto no começo da carreira.

Entretanto, conforme a experiência vai sendo adquirida, há muita troca entre planejador e cliente!

Por fim, é quando recebemos feedbacks como os de baixo o sentimento é de: “Eu encontrei uma carreira com propósito de vida!”

Real Cultura Financeira é uma empresa que une gestão, planejamento e aspectos comportamentais para entregar resultados concretos e duradouros aos clientes.

Entretanto, nossa grande gratificação está em depoimentos como os que selecionamos para te inspirar:

Qual a certificação necessária para atuar como Planejador Financeiro Pessoal?

Certificado para planejador financeiro pessoal existe?

“E qual seria o certificado necessário para atuar como Planejador Financeiro Pessoal?Essa é outra dúvida muito comum!

Existe uma certificação internacional chamada CFP (Certified Financial Planner) que atesta sua habilidade e atuação como Planejador Financeiro Pessoal, entretanto ela não é um pré-requisito.

Ou seja, você não precisa ter a certificação para atender como planejador financeiro pessoal.

Você precisa ter uma metodologia, um sistema que te ajude a acompanhar seus clientes e conhecimento na área financeira que te permita atender com embasamento e credibilidade.

Entretanto, para adquirir embasamento teórico, dominar a metodologia mais eficaz do mercado e aprender as técnicas financeiras e comportamentais que você precisa para ser um(a) planejador(a) de excelência, existe sim um curso!

Mas calma, você não vai precisar voltar para a faculdade, fazer economia ou algo do tipo, o caminho é bem mais simples e eu te explico a seguir.

Como se tornar Planejador Financeiro Pessoal?

Como se tornar um Planejador Financeiro Pessoal?

Embora não seja necessário um certificado para atuar como Planejador Financeiro Pessoal, é necessário se especializar para ter domínio das técnicas que você precisa exercer!

Na prática, não existe um curso, uma pós-graduação que te forme como planejador. Você não precisa de nenhum tipo de formação específica para se tornar um planejador financeiro pessoal.

Aqui na Real Cultura Financeira nós temos inclusive planejadores que são arquitetos, engenheiros e até biomédicos.

O que você precisa para se tornar um planejador financeiro pessoal são de conhecimentos específicos da área financeira.

Um diferencial aqui na REAL  e que, além da perspectiva financeira em si, nós envolvemos muito os aspectos comportamentais.

Em primeiro lugar, acreditamos que para mudar o resultado financeiro de uma pessoa não basta ensinar a técnica, ela precisa mudar a forma como pensa, sente e age sobre dinheiro.

Aqui chamamos de transformar o Modelo Mental sobre Dinheiro (MMD) de uma pessoa.

Para isso nós criamos uma metodologia exclusiva da REAL Cultura Financeira, com foco tanto nos conhecimentos financeiros, como também nas questões comportamentais.

E ao se desenvolver em ambas as coisas você se torna mais que apto a atender seus clientes de forma realmente impactante, relevante e transformadora.

Isso garante à você a chance de ganhar dinheiro através de uma carreira com significado e de um trabalho que de fato ajude a mudar a vida das pessoas.

Por onde começar?

 Se você quer se transformar em um planejador ou planejadora financeiro pessoal, o primeiro passo é conhecer a nossa formação PFP- REA12, onde ensinamos:

  • A estrutura dos atendimentos
  • Os vários conceitos técnicos sobre orçamento e patrimônio
  • Montagem da carteira de investimentos dos clientes com base em objetivos e sonhos
  • Formas de prospectar seus primeiros clientes e muito mais!

Se você quer entender um pouco melhor sobre essa metodologia e como ela garante o sucesso de nossos clientes, fica de olho nos próximos tópicos que eu vou te explicar.

O que é a Real Cultura Financeira?

Conheça a Real Cultura Financeira

A Real Cultura Financeira foi a primeira empresa do Centro oeste a lançar um modelo único e sistematizado de Planejamento Financeiro Pessoal. Nós criamos uma metodologia própria que para entregar resultado aos nossos clientes. Unimos Gestão de Orçamento, Técnicas de Investimento e Programação Neurolinguística.

Somos uma empresa com mais de três anos de mercado e que cresceu 1300% no últimos 24 meses em números de clientes e faturamento.

Portanto hoje, além de entregar planejamento financeiro pessoal e especializado para cada um de nossos clientes, nós temos como missão fazer com que os planejadores também tenham o suporte necessário para terem uma carreira de sucesso.

Por que se associar à Real Cultura Financeira?

Porque me associar à Real Cultura Financeira?

Em alguns tópicos anteriores eu te mostrei os benefícios e desafios do Planejador Financeiro, principalmente no início da carreira, como:

  • Dominar assuntos financeiros e comportamentais
  • Estar sempre atualizado sobre notícias da economia
  • Desenvolver habilidades para “se vender”
  • Trabalhar a mudança de hábitos e crenças

Não é segredo que ter uma equipe por trás para te ajudar a VENCER esses desafios, torna-se cada vez mais importante. Mas acredite, sozinho você talvez tenha desafios ainda maiores, como:

  • Não perder tempo com linhas planejamento que não trazem resultado para o cliente
  • Gerir os pagamentos dos seus clientes
  • Cobrar os inadimplentes
  • Monitorar sozinho TODOS os gastos de cada um dos seus clientes
  • Ter um sistema que supra as necessidades de um planejamento sério e organizado
  • Não ter planejadores mais experientes que possam te orientar nos vários desafios de clientes que surgirão ao longo do trabalho.

Por isso, se associar à uma empresa torna o processo de crescimento mais leve, rápido e consistente.

Então fico feliz que você tenha chegado até aqui para descobrir o que é a Real Cultura Financeira e por que se associar à ela!

A REAL Cultura Financeira tem como missão fazer com que os planejadores tenham uma carreira de sucesso, por isso, além eliminarmos todos os possíveis desafios acima, nós ainda desenvolvemos treinamentos sistematizados (semanais, mensais e semestrais) para todos os membros do time de Planejadores REAL.

Ficou claro? Ainda não? Dê uma olhada no quadro abaixo:

O que a Real Cultura Financeira espera dos novos planejadores?

O que a Real Cultura Financeira espera do planejador financeiro pessoal?

Nós daremos todo o suporte para você, mas em contrapartida, para você se tornar uma planejadora ou planejador financeiro REAL é fundamental que você tenha, ou queira desenvolver, os três pré requisitos abaixo:

  1. Congruência: que você viva o seu próprio projeto de vida ao mesmo tempo em que você é planejador(a) financeiro pessoal.
  2. Comunicação: é necessário que você desenvolva ou tenha uma certa habilidade de se comunicar bem e claramente, afinal você lidará com problemas cuja maior solução é saber escutar e ser claro ao expor soluções.
  3. Empatia: o planejador financeiro pessoal lidará diretamente com pessoas, então se você realmente gosta de lidar e trabalhar com pessoas, e principalmente: queira ajudar outras pessoas a ter qualidade de vida, então você está no lugar certo.

Mas e então, quer saber como se tornar um Planejador Financeiro Pessoal pela REAL Cultura Financeira? Segue comigo para o próximo tópico que eu lhe explicarei exatamente como fazer.

Como se tornar um Planejador Financeiro Pessoal pela Real Cultura Financeira?

Como se tornar um Planejador Financeiro Pessoal pela Real Cultura Financeira?

Assim como você viu em tópicos anteriores, a Real Cultura Financeira foi a primeira empresa do Centro Oeste a lançar um modelo único e sistematizado de Planejamento Financeiro Pessoal.

Nós criamos uma metodologia própria que para entregar resultado aos nossos clientes unimos Gestão de Orçamento, Técnicas de Investimento e Programação Neurolinguística.

Além de entregar planejamento financeiro pessoal e especializado para cada um de nossos clientes, nós temos como missão fazer com que os planejadores também tenham sucesso em suas carreiras.

Desta forma, nós desenvolvemos um curso com o nosso jeito de fazer planejamento para ajudar você a colher os mesmos resultados que eu, meus sócios e outros planejadores do time vêm tendo.

  1. O primeiro passo é você participar do curso PFP-REAL12. São 6 sessões ao vivo e para se inscrever, basta clicar neste link.

Como é o curso?

Neste curso você aprenderá o básico para se tornar planejador financeiro pessoal através da metodologia REAL.

Essa formação consiste em 16h de aulas Ao Vivo com nosso João Gondim, CEO da Real Cultura Financeira, Maurício Vono, sócio e Diretor de Planejamento da Real Cultura Financeira.

Um curso completo que certamente vai te ensinar:

– os 4 pilares que norteiam o planejador financeiro pessoal

metodologia de classificação de gastos e patrimônio, organização orçamentária doméstica e planejamento de investimentos

– venda e prospecção de clientes através do neuromarketing

– atendimento e metodologia M.A.P.A REAL

precificação do seu trabalho, estruturação da carreira a longo prazo

entre outras coisa, para que você já começe a atender seus primeiros clientes.

Quais são as próximas etapas?

Após a conclusão do curso online, você poderá participará de uma avaliação individual, para que possamos ver o quanto você absorveu dos inúmero conhecimentos que compartilhamos com você.

Aqueles que tiveram nota acima de 7,5 nesta avaliação, serão entrevistados por um dos sócios da REAL.

Posteriormente, se você for aprovado nesta entrevista, será convidado a participar gratuitamente de nossa imersão presencial (de 2 dias) em Goiânia.

A proposta é mergulhá-los ainda mais nas técnicas de planejamento exclusivas da REAL, além de tirar dúvidas e interagir  com seus futuros colegas mais experientes. 

Ao finalizar esta imersão você se tornará  Planejador REAL Júnior Trainee e por 6 meses você atenderá seus primeiros clientes sendo supervisionado por um mentor mais experiente para te guiar nos primeiros atendimentos e soluções propostas aos clientes. 

E por fim, se você bater as metas de prospecção e avaliação positiva por parte do seus mentores e clientes você será oficialmente um membro do time de Planejadores da REAL!

Como se inscrever

Se você gostou e quer participar:

  • não se esqueça de se inscrever neste link com seus dados corretamente preenchidos para garantir sua vaga
  • se tornar um(a) planejador(a) financeiro pessoal e começar em alguns meses a atender seus primeiros clientes.

Eu te vejo na próxima, e se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários deste blog ou encaminhe sua pergunta para este link.

Até logo e #BoraREALizar.

Escrever um comentário