Sair das dívidas em 3 meses? Sim, eu sei, eu também duvidaria se fosse você. Eu também duvidaria se eu já não tivesse visto isso acontecer centenas de vezes. Eu também duvidaria, se assim como você, eu já estivesse cansado de olhar fórmulas mágicas na internet que ignoram seu contexto para te vender alguma coisa por trás.

Mas acontece que é REAL! Eu e meus colegas planejadores financeiros estamos utilizando um “protocolo” que criamos para ajudar inúmeras pessoas a saírem das dívidas num prazo entre 6 e 3 meses. Aliás, muitas conseguem até antes!

Como? Bem, primeiro eu preciso que você entenda duas coisas antes de te explicar como sair das dívidas em 3 meses: o que é de fato “sair” das dívidas e como você sai “definitivamente”.

Pronto? Vamos nessa!

Para sair das dívidas não existe mágica!

Lost into Darkness
Photo by Dollar Gill / Unsplash

Sim! A primeira coisa que você precisa entender para sair das dívidas é que não há uma fórmula mágica ou uma lista com dicas milagrosas. Os problemas por trás de acreditar nisso são basicamente duas coisas:

? Entrar em furadas esperando uma solução milagrosa e piorar o problema;
? Acreditar que você não precisa mudar o que você já faz de errado.

Primeiro, você precisa entender que precisará pagar tudo que deve. Você vai descobrir nesse post o que precisa fazer para, independentemente da situação da sua dívida, parar de aumentar seu estado de endividamento, ou como dizemos por aqui na REAL:

“Parar de colocar gota d’água na chapa quente e desligar a chapa”

É bem possível que você até elimine todas as dívidas do seu orçamento e do seu patrimônio com as estratégias que vou te ensinar, mas isso vai depender de quão endividado ou endividada você está.

E como eu desejo muito que esse post te ajude, eu quero deixar mais uma dica valiosa: Enquanto você continuar pensando, sentindo e agindo com seu dinheiro sempre da mesma forma você NUNCA vai sair das dívidas, NUNCA!

Todos os resultados que você colhe hoje na vida, inclusive financeira, são fruto do que você acredita, do que você pensa, como sente e como decide agir sobre dinheiro. Se quer uma vida abundante, livre das dívidas definitivamente, é fundamental que você entenda isso e busque conhecer mais sobre o seu Modelo Mental sobre Dinheiro neste vídeo super simples que gravei pra você: =)

Estratégias para Sair das Dívidas em até 3 meses

Vamos lá, vou te contar as 6 estratégias que usamos para tirar 97,8% das pessoas do endividamento. Algumas talvez você já conheça, ou já ouviu falar, mas não se trata do que é a estratégia, mas sim de como ela é executada e nisso fazemos diferente de todo mundo, você vai ver. 😉

Things to do
Photo by AbsolutVision / Unsplash

Estratégia 01 – Enxugar Gastos

Se você já tentou encontrar formas de enxugar gastos e sair das dívidas e se deparou com “gaste menos do que você ganha”… ESQUEÇA AGORA! Não tem dica mais estúpida que essa. É óbvio que você precisa gastar menos que você ganha. Não precisa ser um matemático pra dizer que se isso não acontecer você ficará no negativo. ?

Mas então o que é enxugar gastos? Retirar excessos, ou seja, diminuir um pouco do valor que você gasta com no mínimo 80% dos itens do seu orçamento. O segredo está em reduzir um pouco de muita coisa e não muito de pouca coisa. Aliás, se você não quer sair das dívidas… corte gastos.

Cortar gastos é eliminar gastos que te dão prazer pela raiz, como comprar roupas, comer fora de casa, um passeio com a família. Isso tem um efeito psicológico contrário: Você sustenta por um ou dois meses, mas depois retorna para os velhos hábitos ou piores. É como falo para todos os meus clientes que saem das dívidas:

Reduza, mas não elimine do seu orçamento tudo que te dá prazer!

Uma pessoa solteira tem em média 26 gastos diferentes por mês (sim(!) você provavelmente tem), uma família com dois adultos e uma criança tem por volta de 44. Se você enxuga 20 reais de cada gasto você acaba de reduzir R$ 880 e provavelmente nem vai sentir em termos de qualidade de vida ;).

Estratégia 02 – Consolidação de Dívidas

Quando você tem várias dívidas com taxas mais elevadas, ou seja, acima dos 3% ou 4% é bem possível que você consiga consolidar suas dívidas no seu ou em outro banco. Isso quer dizer que você pode juntar todas as suas dívidas em uma única dívida com prazo mais alongado. PRESTE ATENÇÃO! Eu não disse juros mais baixos, eu disse prazo mais alongado.

Obviamente, se você conseguir taxas mais baixas, ótimo! Mas o foco é reduzir o que você paga em parcelas todos os meses e para isso você precisará alongar prazos. Assim, você tem a oportunidade de encaixar suas contas atuais dentro do orçamento enxugando seus gastos e revendo suas decisões sobre dinheiro.

DICA: Para reduzir as taxas, uma das melhores formas é fazer a portabilidade das dívidas para outro banco, ou seja, você vai em outro banco, leva o extrato das suas dívidas atuais e verifica a possibilidade deles fazerem a portabilidade com uma taxa menor. Mas lembre-se, ALONGUE O PRAZO!

Se precisar de ajuda para saber com fazer com mais detalhes, baixe nosso ebook Sair das Dívidas em 3 Meses.

Estratégia 03 – Empréstimo entre Amigos e Parentes

Calma! Não precisa fechar o post kkkkk. Essa estratégia é uma das que eu mais gosto de indicar justamente porque ela é surpreendentemente boa para seu amigo que vai te emprestar o dinheiro. Segue comigo no raciocínio:

Se seu amigo tem dinheiro aplicado na poupança ele tem uma rentabilidade de 0,38% a.m., ou seja, muuuuito baixa, enquanto você paga 15% a.m. no cheque especial. Quem fica com essa diferença? O Banco!

Proponha pra ele um empréstimo com taxa de 1,5% (quase 4 vezes o que ele está recebendo na poupança) parcelado em 24 meses e assim você quita seu empréstimo caríssimo, como o cheque especial. E com um diferencial: Você ajudou seu amigo ou familiar que não sabe investir a ter um excelente investimento enquanto você consegue organizar suas contas.

Se precisar de um modelo de contrato para isso, a gente preparou um para você, basta entrar em contato com nossa equipe.

Photo by Annie Spratt / Unsplash

Estratégia 04 – Recebimento Extra

É comum as pessoas terem recebimentos extras. Se tiver de carteira assinada tem o 13º, férias, etc. Caso você seja vendedor provavelmente tem os comissionamentos ou bônus por desempenho. Mas se você é autônomo certamente tem meses em que ganha bem mais que nos outros. Isso pode ser muito eficaz na hora de sair das dívidas.

Você me pergunta: “Isso eu já faço! Uso o 13º e as férias pra colocar as contas em dia. Mas as dívidas voltam!” Então eu te respondo: “Você está fazendo isso errado”.

O segredo por trás do recebimento extra é associá-lo à estratégia 01, ou seja, enxugar seus gastos ANTES da receita extra. Assim você não coloca gota d’água em chapa quente e utiliza este recebimento não para apagar incêndio, mas para impedir ele não surja nunca mais.

Claro que isso precisa ser feito de forma correta. Por isso, antes de usar o recebimento extra utilize nesta ordem as 3 orientações abaixo:

  1.  Enxugue um pouco de todos os seus gastos 3 meses antes (no mínimo) de receber esta receita extra.
  2.  Use o recebimento extra para eliminar as dívidas com taxas mais altas e nunca antecipe, neste caso, as parcelas finais dos financiamentos que você tem.
  3.  Não dê entrada em novos financiamentos com esse dinheiro.

Estratégia 05 – Liquidação Patrimonial

Vender parte do seu patrimônio para sair da dívida! Isso para a maioria das pessoas é quase um pecado mortal. “Ficou doido? Vender meu apartamento financiado pra quitar dívidas de cartão, cheque especial, crédito pessoal…?”.

A verdade é que o “patrimônio” que você tem pode na verdade estar te prendendo numa dívida eterna, vamos aos exemplos:

?Se você tem um imóvel financiado, a parcela dele pode estar comprometendo por completo seu orçamento. Talvez, por continuar pagando este imóvel todos os meses, você precise recorrer ao cheque especial para “fechar” as contas mensais e sejam cobrados juros altíssimos. Ou seja, a venda dele pode eliminar dois problemas de uma só vez, enquanto você consegue da forma correta juntar patrimônio sem dívidas.

Photo by Dan Gold / Unsplash

?Se você fizer essa conta com um carro, fica ainda mais simples. Além de todos as despesas que você tem, o seu carro ainda perde valor todos meses, aproximadamente 1%. Ou seja, definitivamente carro não é patrimônio, pois ele não só custa caro para manter, mas perde valor, e se for financiado então nem se fala. Hoje existem formas de alugar um carro com todos os custos inclusos, o que sai bem mais barato.

Eu sei que esse assunto é polêmico, caso deseje obter mais detalhes basta baixar nosso ebook grátis Sair das Dívidas em 3 Meses.

Estratégia 6 ou “+1” – Decretar Falência

Geralmente chamamos o nosso protocolo de PQ5+1  porque não queremos que essa estratégia drástica seja considerada como um saída qualquer.

Decretar falência implica em parar de pagar todos os credores temporariamente até você se reorganizar e renegociar todas as suas dívidas, se possível. Mas por mais simples que pareça ser, é necessário MUITO cuidado, pois só se decreta falência uma vez na vida.

Além disso, seu nome pode ficar sujo por anos, ou até você eliminar todos os seus débitos. Se você tiver uma empresa no seu nome, há a possibilidade dos seus bens da empresa serem penhorados. Portanto, caso você sinta que essa é sua única saída, entre em contato com a gente aqui na REAL, nós vamos avaliar e se essa for mesmo a única saída faremos tudo junto com você.

Só clicar aí no nosso site e no cantinho do lado direito você vai ver o ícone do Whatsapp, vai ter alguém pronto pra te orientar em como sair das dívidas para sempre!

#boraREALizar

Escrever um comentário