Então é meio de semana, você chega do trabalho cansado, dá de cara com uma pia cheia de louças para lavar, mas, antes de tudo, você precisa comer algo, afinal, saiu correndo do serviço e já está morrendo de fome. Daí você abre a porta da geladeira e ela parece uma escola de crianças nas férias, totalmente vazia. Você toma a decisão, precisa ir no supermercado e fazer aquelas compras que há tanto tempo está adiando.

Mas é fim do mês e você já não tem tanto dinheiro, então dicas para economizar nas compras do supermercado são mais do que uteis. E, aqui estamos! Talvez essa história não esteja de acordo com a sua realidade atual, mas a verdade é que raramente nos planejamos para fazer as compras e isso pode ter diversos impactos negativos no seu orçamento.

As grandes redes de supermercados sabem que nem todos vão preparados para as compras e por isso desenvolveram diversas táticas para fazer com que você gaste mais. Por isso, fique atento e vamos aprender como economizar mais e ter mais dinheiro pra investir e comprar uns lanches legais.

1) Faça uma lista e se mantenha fiel à ela

Você provavelmente já planejou na sua mente tudo o que precisa comprar, faltam materiais de limpeza, pães, arroz, sabonetes e… e o que mesmo?? Então, por isso precisamos de uma lista. Nem sempre conseguimos lembrar de tudo, por isso confira tudo o que você precisa e anote, talvez no celular que está sempre com você, para não esquecer de nada.

Além de te ajudar a lembrar de tudo, ela vai servir como guia para te manter “no eixo”. Ficará mais fácil manter o foco e procurar apenas o que está anotado, materiais que não estejam na lista não devem ser comprados, assim você não estoura o orçamento e evita comprar produtos supérfluos.

2) Não vá as compras com fome

Essa é talvez a mais importante de todas as dicas que lerá aqui. A fome te leva a comprar por impulso produtos que normalmente estaria mais propenso a evitar, então você diz adeus à lista e quando vê a prateleira de chocolates vai atrás dela mais rápido que o Coiote atrás do Papa-Léguas. Em uma pesquisa divulgada na Forbes, em um dos casos analisados, os clientes chegaram a gastar, 64% a mais quando famintos.

E o pior, você também fica mais propenso a comprar todos os tipos de itens e não só os alimentícios. Então é essencial que coma um lanchinho antes para evitar estourar o orçamento.

3) Fique atento às promoções

Por dois motivos: 1) Alguns supermercados costumam ter dias específicos para promoções de determinados produtos, então carnes, verduras, produtos de frigoríficos, dependendo do dia de reposição de cada um. Assim, é possível economizar bastante se conseguir se programar para as compras.

2) Nem sempre as promoções são aliadas. Ao pagar mais barato por um produto que você normalmente não compraria pode correr o risco de não consumí-lo antes do prazo de validade, afinal, é bem possível que ele só estivesse mais barato por estar prestes a expirar.

Então fique atento a isso e continue fiel à sua lista 😀

4) Não leve crianças para fazer as compras

Lembra do exemplo da prateleira de chocolates? Então, eu tenho uma teoria de que ou as crianças sempre estão com fome ou elas ficam dependentes de açúcar no primeiro copo de refrigerante. Se elas não tiverem sido muito bem ensinadas sobre como economizar no supermercado, as chances delas pedirem por produtos fora das listas e realizarem chantagens é bem grande.  Logo, não precisará ceder nada se elas não tiverem lá, então para manter o foco na lista, prefira realizar as compras sozinho.

5) Seja flexível

É comum comprar sempre produtos da mesma marca, afinal, você já conhece, eles têm umas propagandas divertidas e não te decepcionam. Mas com isso você perde várias oportunidades. Nos dias atuais a competitividade entre empresas é enorme, então elas estão sempre procurando aprimorar seus produtos e alcançarem os concorrentes, com isso, quem se dá bem é você.

Por preços mais baixos, é bem possível que encontre produtos tão bons quanto os que costuma utilizar. Isso acontece porque as empresas maiores costumam cobrar mais apenas pelo produto ser “de marca” ou por gastarem bastante com anúncios e não necessariamente porque o produto é melhor. Então procure experimentar outras marcas de vez em quando, garanto que irá se surpreender :D.

6) Vá ao supermercado com menor frequência

Aqui é bem possível que você tenha visto dicas de como economizar com compras no supermercado que prezem o contrário. Compras semanais podem ser eficientes para manter o controle do que está faltando e repor, evitando desperdícios. Mas, o que verificamos com a experiência de nossos clientes é que a grande maioria que frequentemente ia às compras acabava “estourando” seu orçamento.

A verdade é que sempre que se expõe a todos os milhares de itens contidos no supermercado, você fica mais sujeito a adquirir itens que não tinha planejado comprar quando saiu de casa. Daí a importância, novamente, de evitar deslizes e se manter fiel à lista. Por isso, procure fazer suas compras em uma ou duas vezes por mês.

 

E aí? Gostou das dicas? Espero que sim. Comente aqui alguma outra que você acha que também é muito útil, ficarei feliz em responder todos os comentários. Se tiver gostado dá uma olhada também nos nossos outros artigos de planejamento financeiro, tenho certeza que eles te ajudarão muuito a sair das dívidas :D.

 

Escrever um comentário