O que escolher quando você decide controlar os seus gastos? O bom e velho Excel ou algum dos diversos Apps que existem por aí? Nesse post eu vou explicar os prós e os contras de cada um e no final eu vou revelar o que as pessoas que realmente saem das dívidas usam para planejar melhor suas finanças.

Normalmente o sentimento é sempre o mesmo. Você está incomodado sem saber para onde foi seu dinheiro. Não consegue se lembrar com o que gastou (e às vezes quando ganhou) e decide anotar seus gastos em algum lugar para ter mais clareza. Antigamente você usaria uma caderno e um lápis, mas hoje, com a tecnologia, existem formas bem mais práticas.

Aqueles que dominam o Excel, criam as mais elaboradas planilhas nas mais variadas formas. Já aqueles que preferem a praticidade de um aplicativo escolhem usar o celular como principal forma de controlar seus gastos. Mas qual escolher e como retirar o melhor de cada um deles.

1) Personalização – Excel 1 X App 0

Neste quesito o Excel é imbatível! É possível criar qualquer tipo de análise, gráfico ou informação com ele. Tudo vai depender da sua criatividade e disposição. Além de tudo, se você tiver um conta no google drive você pode usar o “Sheets” (a versão online do excel) que é 100% gratuita.

Pode parecer pouca coisa, mas a possibilidade de personalizar sua “planilha de controle de gastos” é importantíssima. Isso porque você pode adaptar a planilha exatamente de acordo com o seu orçamento, podendo assim ter uma informação mais confiável e organizada. Já os aplicativos, ou pelo menos a grande maioria, não permitem que você monte seu orçamento e vêm com itens e categorias padrões, permitindo no máximo que você renomeie.

2) Praticidade – Excel 1 x App 1

Ai não tem como! Os aplicativos são a melhor resposta. As infinitas possibilidades de personalização do Excel acabam atrapalhando aquelas pessoas que não querem se dedicar tanto assim ao controle de gastos. São muitas opções e os aplicativos já vêm com boa parte disso pronto.

Além disso, com o Excel fica mais complicado de atualizar seus gastos no momento em que você não está em casa ou num lugar com computador. Com os aplicativos você pode anotar e classificar seus gastos no momento em que eles acontecem o que pode ser muito útil para não deixar passar nada!

3) Organização – Excel 2 x App 2

Um ponto pra cada! Se você for mais dedicado e quiser realmente montar “aquela” planilha de Excel para controlar seus gastos ele será o mais indicado. Pois nele você pode organizar do jeito mais simples e eficiente pra você.

Mas se você não quer investir tanto tempo assim numa super planilha, os aplicativos já fazem, dentro das suas limitações, uma boa organização dos seus gastos e recebimentos. Alguns oferecem até a opção de classificar seus gastos como o Mobills e o Minhas Economias.

4) Experiência do Usuário – Excel 2 x App 3

Mais um ponto para os aplicativos. Por mais experiente que você seja com o Excel, é praticamente impossível você conseguir criar uma planilha tão otimizada para o uso do dia a dia como um app. Isso por um simples motivo: ele não foi criado para isso. Por mais bem desenhada e personalizada que seja, sua planilha continuará sendo uma “planilha” e não um aplicativo.

5) Simplicidade – Excel 3 x App 3

Pode ser controverso, principalmente para as pessoas que não entendem muito de Excel. Mas aquelas que o conhecem minimamente, sabem como é simples criar uma planilha que faça os mais variados cálculos. E mesmo conhecendo apenas as funções básicas é muito simples criar uma planilha de controle bastante eficiente.

RESUMO

Se você entende de Excel e gosta das coisas do seu jeito a planilha é a melhor escolha, mas se não quer perder muito tempo montando uma pra você e prefere o layout bonito dos apps, eles são e melhor escolha pra você.

Se você tem a disciplina de chegar em casa e alimentar sua planilha todos os dias ela pode de trazer informações que nenhum outro app de controle vai conseguir. Por outro lado se você se adaptar melhor em anotar os gastos imediatamente depois que você gastou, o aplicativos serão os mais indicados.

Mas tem algo IMPORTANTE ainda pra falar e que eu já disse em vários posts:

ANOTAR GASTOS É INÚTIL… se você simplesmente anotar para ver “o que já foi”.

Como planejador financeiro e um dos criadores do Ondazul, o único curso no Brasil especializado em tirar pessoas das dívidas e que vem junto com o único sistema de Planejamento Financeiro Pessoal especializado em dívidas do país, eu posso afirmar, que a resposta para sair das dívidas não está em anotar gastos e todos os meses continuar olhando para o passado.

As pessoas que pude guiar para fora das dívidas têm algo em comum, elas não começaram do nada anotando seus gastos numa planilha, nem mesmo no sistema Ondazul. Elas seguiram essa sequência de sucesso:

1) Mapearam o estado atual do seu orçamento, ou seja, estimaram valores para cada um dos gastos

2) Definiram metas para cada um dos gastos

3) Começaram a alimentar o sistema Ondazul para verificar se estavam dentro ou fora da meta, ou seja, lançando gastos.

O melhor a se fazer é, com toda certeza, definir suas metas de gastos e somente acompanhar dia a dia para se manter dentro dos limites que você estabeleceu. Seus gastos anotados são apenas uma fotografia do que já aconteceu e isso sozinho não muda o seu futuro, não importa se você criou a melhor planilha de Excel do mundo ou tem o melhor app para controle de gastos da face da Terra.

Escrever um comentário