Se você quer descobrir como conseguir dinheiro para sair das dívidas você está no lugar certo! E mais, vou te ensinar formas de fazer isso rápido e se livrar das dívidas que você tem hoje. Tudo que está prestes a ler já foi usado centenas de vezes por mim e pelos meus colegas planejadores financeiros da REAL Cultura Financeira.

Mas antes, preste bastante ATENÇÃO! Se por acaso ler alguma coisa que você “imagina que já sabia”, bloqueia aí na sua mente o julgamento e preste bastante atenção no “COMO” é executada cada uma das 5+1 estratégias. Se por acaso você ler e pensar “ah isso eu já sabia”, lembre-se de ficar atento ao SEGREDO. Você já vai entender mais sobre o que estou falando ;).

Sem mais enrolação vamos ao Protocolo de Quitação de Dívidas de 5+1 estratégias que o Ondazul utiliza pra fazer você conseguir muito dinheiro rápido para se livrar das dívidas e ainda por cima de forma saudável sem se complicar ainda mais.

Ah… A estratégia 04 é a mais importante!

1) Estratégia 01 – Consolidação de Dívidas

Se você possui duas ou mais dívidas com taxas acima de 2,5% a.m., você tem grandes chances conseguir dinheiro mais barato pra quitar essas dívidas através da consolidação. Na prática a consolidação é juntar dívidas caras e uma única dívida com prazo mais alongado, ou seja, o banco te empresta um montante maior de dinheiro e você quita as outras dívidas menores.

Então você me pergunta: “Mas porque isso é bom, João?”. Por um simples motivo: Normalmente as pessoas que estão com o orçamento no vermelho precisam encaixar todas as dívidas no orçamento e fazer a bola de neve parar de crescer. Com a consolidação você consegue ter uma parcela menor e que caiba no seu bolso.

SEGREDO – O que as pessoas fazem de errado: Quando alguém vai até o banco para consolidar suas dívidas fica buscando taxas menores em primeiro lugar, quando o correto é um prazo mais alongado. Claro que se possível (e muitas vezes é), você deve encontrar uma taxa menor, mas para a consolidação resolver seu problema você deve buscar alongar ao máximo o prazo.

2) Estratégia 02 – Liquidação Patrimonial

Essa é a mais polêmica (ou a segunda mais haha) das estratégias: vender patrimônio para conseguir dinheiro rápido e eliminar as dívidas. Mas devo te dizer uma coisa FUNDAMENTAL, essa é a estratégia mais eficiente de todas quando o assunto é organizar sua vida financeira e ter uma vida tranquila longe das dívidas.

Existem formas incríveis para você continuar morando bem ou andando num bom carro (as vezes melhor que o seu atual), mesmo vendendo seu bem e quitando suas dívidas. Se você duvida não deixa de ler o post “COMPRAR OU ALUGAR UM CARRO: 78% das pessoas saem das dívidas com essa resposta”.

SEGREDO – O que as pessoas fazem de errado: Pensam no bem como parte da família! Sim! Se você pensar no seu patrimônio como um “montante de dinheiro” (ou dívida) você está pronto ou pronta pra tomar decisões melhores. Se você tem um imóvel financiado, faça as contas do quanto você consegue eliminar de dívidas do seu orçamento, se você vender o imóvel, quitar o financiamento e todas as outras dívidas. Mesmo incluindo um aluguel no orçamento, você verá que o saldo é 99% das vezes: POSITIVO!

3) Estratégia 03 – Recebimento Eventual

Você provavelmente em algum momento no ano consegue um dinheiro a mais na forma de receita extra, seja o recebimento de férias, 13º, bônus extras, ou mesmo um saque eventual do FGTS. Na prática as pessoas, mesmo profissionais liberais, têm esses recebimentos eventuais esporadicamente e, quando possuem dívidas, aproveitam para quitar parte delas.

Usar esses recebimentos eventuais para quitar ou amortizar as dívidas, pode ser uma excelente forma de colocar seu orçamento no azul. Neste caso, dê preferência para quitar/amortizar nessa ordem:

1º Cheque especial e/ou rotativo do cartão.

2º Se você estiver com o orçamento no vermelho: Quitar as próximas parcelas

3º Se você estiver com o orçamento no zero a zero: Antecipar as últimas parcelas

SEGREDO – O que as pessoas fazem de errado: Na prática, não tem nada de novo, se não um erro que todas essas pessoas cometem e você pode estar cometendo todos os anos: APAGAR INCÊNDIO. Ou seja, você todos os anos faz as mesmas coisas, cria as mesmas dívidas, recebe o mesmo dinheiro, quita algumas… e 12 meses depois tudo se repete. O segredo pra usar o recebimento eventual corretamente está em executar a próxima Estratégia três meses antes de conseguir esse dinheiro mais

4) Estratégia 04 – Enxugar Gastos!

Essa é sem dúvida a estratégia mais importante de todas e por um simples motivo: ela é a única que vai na raiz do problema: SEUS HÁBITOS. São eles os verdadeiros causadores das suas dívidas. Se você não reduzir um pouco de todos os seus gastos, qualquer uma das outras 5 Estratégias podem amenizar, ou até mesmo dar a sensação de que o problema foi resolvido,  quando na verdade tudo que você fez foi  usar um analgésico para o pé quebrado: a fratura ainda está ali.

Já vi vários casos de pessoas que estavam com o orçamento no negativo e em pouco tempo resolveram a maior parte das dívidas, porém, decidiram que iam manter o mesmo padrão de vida que levou às dívidas. Adivinha só o que aconteceu…?

Enxugar gastos não tem nada haver com perder qualidade de vida, muitas vezes você nem sequer altera o seu padrão de vida. É apenas o ato de retirar excessos do seu orçamento e de preferência sem impactar negativamente nas coisas que te dão prazer, pois assim você permanece sempre com um orçamento enxuto e livre de dívidas.

SEGREDO – O que as pessoas fazem de errado: cortam gastos, esse é um ERRO GRAVE. Eu já falei sobre isso neste post. Se você quer ter um orçamento saudável. Jamais corte do seu orçamento as coisas que te dão prazer, pois só assim você vai conseguir se manter firme com seu orçamento mais enxuto. É como em uma dieta: Você não vai conseguir comer só alface e tomar água com gás por muito tempo. Todo mundo precisa para se manter motivado e no rumo certo, pequenas doses de prazer e com você não é diferente! 😉

5) Estratégia 05 – Empréstimo Entre Amigos e Parentes

Eu adoro essa! Porque normalmente quando falo sobre ela as pessoas dizem: “Ficou doido João! Eu pegar dinheiro emprestado com um parente?” Sim! Exatamente, aliás, se você quer conseguir dinheiro para sair das dívidas e ainda por cima ajudar um amigo que não sabe investir, e está com o dinheiro na poupança, faça um favor e peça a ele emprestado!

Calma vou explicar (risos). Se você possui um empréstimo por exemplo com taxa acima de 5% a.m. e tem aquele amigo que está com o dinheiro parado lá na poupança rendendo 0,35% a.m., você pode oferecer um acordo onde ele te empresta em 24 vezes com taxa de 1,5% a.m. Assim, ao mesmo tempo, ele te ajuda a colocar seu orçamento em dia enquanto você se transforma num excelente investimento pra ele.

SEGREDO – O que as pessoas fazem de errado: Entendem os juros como algo ruim ou imoral. Isso vem da idade média quando a igreja proibia a cobrança de juros. O banco já faz isso todos os dias com milhões de pessoas… eles pegam dinheiro emprestado a uma taxa bem baixa e emprestam a taxas mais altas. Se você prefere pagar juros para o banco tudo bem, mas eu preferiria ajudar um amigo a realizar o sonho dele.

6) Estratégia +1 – Decreto de Falência

ATENÇÃO! Essa Estratégia só deve ser usada se todas as outras separadas (ou mesmo juntas) não conseguiram resolver seu problema

O decreto de falência é basicamente deixar de pagar todos os seus credores enquanto você reestrutura financeiramente e consegue mais dinheiro para pagar todos eles. De forma alguma pode ser confundido com “dar o calote”, porque você vai pagá-los e viver livre de dívidas, mas você interrompe os pagamentos por dois motivos:

1) Juntar dinheiro

2) Abrir para negociação

Após 60 dias sem pagar, no caso dos bancos, você entra num cadastro especial onde o sistema do próprio banco abre para negociação e quanto mais o tempo passa, mais os termos dessa negociação se tornam favoráveis.

Mas lembre-se, existem consequências sérias por se manter inadimplente. Além do nome sujo por tempo indefinido (até que você quite todo os débitos) você ainda será bombardeado por ligações, cobranças, sem contar que se você tiver uma empresa no seu nome ela pode ficar impedida em diversas movimentações financeiras e em casos mais extremos, você pode ter seus bens penhorados.

SEGREDO – O que as pessoas fazem de errado: Essa Estratégia pode ser a última salvação e algumas vezes é única que resolve. Eu recomendo fortemente que você busque um AUXÍLIO PROFISSIONAL para te orientar. Não confunda, mais uma vez, decretar falência com aquele vizinho seu que parou de pagar só para “pagar menos”. É somente um momento pra você organizar sua vida financeira, conseguir dinheiro e propor um acordo de quitação para te tirar de uma vez por todas das dívidas.

Se você quiser entender mais profundamente sobre o PQ5+1 e aprender no detalhe formas de conseguir dinheiro e sair das dívidas, clica aqui agora e baixe GRÁTIS o meu ebook PQ5+1 – Como colocar sua conta no azul em 3 meses.

Beijo e #boraREALizar

Escrever um comentário