? Quantos textos existem na internet te “ensinando a fórmula mágica” sobre como sair das dívidas? Eles apresentam os 10 passos “infalíveis”, o 7 métodos “rápidos” para eliminar suas dívidas… Como isso me cansa. Por que ninguém te conta o verdadeiro segredo sobre sair das dívidas? Talvez eles não sabiam, mas você vai descobrir nesse artigo.

Na verdade, existem sim, orientações práticas para você quitar suas dívidas, aqui na REAL chamamos de Protocolo de Quitação Delta, que contem 6 passos objetivos para você quitar suas dívidas do presente. Mas, sair das dívidas, envolve eliminar suas dívidas futuras.

Talvez você está num redemoinho de problemas financeiro. E por mais que nade e busque formas de sair desta prisão financeira, parece que mais afunda? Prepare-se e Coragem! Você vai entender nesse texto o segredo do porque se endividou e como você fará para, secretamente, sair das dívidas de uma vez por todas.

grayscale photo of woman doing silent hand sign
Photo by Kristina Flour / Unsplash

Eu descobri o segredo para sair das dívidas… e decidi te contar

Descubra o seu modelo mental sobre dinheiro. Todos os seus resultados financeiros são fruto das suas ações que decorrem dos seus pensamentos e emoções, que por sua vez, são alimentados por um conjunto de crenças que formam seu modelo mental. Isto é, a forma como você entende o mundo, o dinheiro, as pessoas e a si próprio.

Imagine uma fábrica de sapatos de couro. Essa fábrica tem um conjunto de máquinas, equipamentos, esteiras e prensas montados de tal forma, que não importa o quão incrível seja o couro que você processa, essa fábrica jamais fará uma… jaqueta de couro.

Se pensarmos no seu dinheiro, como o couro que você processa através das suas decisões, a organização das máquinas e a planta da fábrica são, em conjunto, o seu Modelo Mental sobre Dinheiro. Não importa a qualidade ou a quantidade de dinheiro que você ganha, se essa fábrica estiver programada pra fabricar dívidas, adivinhe só o que ela fará? ?

Tudo começa assim

Vou te contar uma breve história…

Assim que comecei a atuar como planejador financeiro, percebi que até aquele momento haviam pensado o planejamento financeiro pessoal como algo voltado para pessoas que ganhavam muito bem, não tinham problemas com dívidas e tinham suas vidas financeiras, de certa forma, sem grandes desafios.

Era um produto caro e que poucos tinham condições de adquirir e, naquela época, eu não podia fazer muita coisa. Foi quando percebi, como o planejamento financeiro pessoal podia fazer uma verdadeira transformação na vida de uma pessoa especialmente aquelas que estavam… endividadas.

Junto com meus amigos, e que hoje são meus sócios na REAL Cultura Financeira, criamos um método único, eficaz e que conseguia ser absurdamente acessível para que qualquer pessoa tivesse a oportunidade de ter uma vida planejada. A empresa cresceu! E em 12 meses saímos de 8 clientes e atingimos 115! (Hoje já ultrapassamos e muito esse valor 😉 )

Mas sabe aquela sensação que ainda faltava algo? Faltava aquele ingrediente secreto da receita das meninas superpoderosas?. Nós sabíamos que o jeito REAL de fazer planejamento era uma evolução, mas queríamos mais.

Nós queríamos uma revolução.

re·vo·lu·ção sf1 Ato ou efeito de revolucionar(-se), de realizar mudanças profundas ou radicais.

Um belo dia decidimos apostar em algo que sempre esteve com a gente, mas por algum motivo fomos deixando de lado. (Re)encontramos a resposta que motivou inclusive a criação da REAL: A chave é o cérebro!

O conhecimento que havíamos juntado ao longo de anos sobre Programação Neurolinguística, nos permitiu decodificar a mensagem por detrás de basicamente três livros que nunca falaram sobre endividados, mas que juntos entregavam ingrediente secreto que tanto buscávamos para revolucionar, não o mercado, mas a vida de milhares de pessoas.

Essas pessoas, talvez pessoas como você, vão, não só quitar seus débitos de hoje, mas  sairão das dívidas de forma definitiva.

Deixo inclusive como dica de leitura. O Segredo da Mente Milionária do escritor (e multimilhonário) T. Harv Eker, Primeiro o Mais Importante do escritor (não famoso por esse livro, mas por outro) Steven Covey e Rápido e Devagar, do economista (e ganhador do Prêmio Nobel de economia) Daniel Kahaneman. (Eu amo esse último! ?)

Basta(!) de analgésicos pra tirar a dor, é hora de tratar a doença!

Quitar Débitos X Sair das Dívidas

Antes de entrarmos mais profundamente nas questões que vão ajudar você a descobrir qual o seu Modelo Mental sobre Dinheiro, é fundamental você entender a diferença entre quitar uma dívida e sair das dívidas e para isso você vai descobrir os dois únicos tipos de dívidas que existem.

Dívida Folha (Conjuntural)

person holding maple leaf
Photo by Patricia E / Unsplash

São dívidas que surgem em função de um acontecimento.

Quando o vento sopra a folha cai… A árvore continua.

Imagine uma família que sempre teve seu orçamento controlado, nunca entrou no cheque especial, jamais pagou a fatura mínima do cartão, sem financiamentos ou créditos pessoais. Um belo dia, alguém dessa família adoece gravemente e precisa fazer um tratamento muito caro!

Essa família, de repente, começa a vender o que conquistou e a prioridade passa a ser o tratamento de saúde daquela pessoa. O orçamento vai para o espaço e as dívidas começam a surgir. Qual a responsabilidade dessa família sobre as dívidas que surgiram: Não terem se planejado para algo assim, como contratar um plano de saúde. Mas de qualquer forma, precisou que acontecesse algo externo para tirar aquela família do azul e joga-la no vermelho.

Para descobrir como sair deste tipo de dívida basta clicar aqui.

Dívida Raiz (Estrutural)

Photo by James Wheeler / Unsplash

São dívidas que surgem em decorrência de um comportamento.

Mesmo com vento favorável… ela continua fazendo parte da árvore.

Essas são as mais graves. Dívidas estruturais sempre existiram! Ou seja, elas fazem parte do seu Modelo Mental sobre Dinheiro. Não importa se você ganha R$ 1.000 ou R$ 100 mil  por mês. Se você tem um MMD que processa o dinheiro que você ganha e produz dívidas (lembre-se do exemplo da fábrica), nada que você faça ou decisão que tome dentro do seu MMD, vai te fazer sair das dívidas… NADA!

“Não importa o couro, se sua fábrica de sapatos está projetada para fazer sapatos ela nunca fará uma jaqueta.”

Se você não tem simplesmente uma dívida, mas se encontra em uma situação de endividamento que nunca se encerra, você provavelmente tem uma dívida estrutural, o que quer dizer que você tem comportamentos e decisões que inconscientemente são alimentados por crenças sobre dinheiro, que funcionam como um areia movediça: quanto mais você se meche, mais você afunda.

Portanto, diferentemente das dívidas conjunturais, nas dívidas estruturais as causas são internas.

Quitar Débitos X Sair das Dívidas

Sendo assim, quitar débitos é simplesmente o ato de pagar as dívidas dos presente. Passa por tratar a dor, e acredite, no caso das dívidas conjunturais, é mais que suficiente.

Mas quando se trata de dívidas estruturais o buraco é mais em baixo. Não basta tratar a dor é fundamental atacar a doença e principalmente a causa, como explico no outro post Como Sair das Dívidas Escovando os Dentes.

Como há um MMD, não só te impedindo de sair das dívidas, mas te colocando ainda mais endividado, quitar as dívidas do presente apenas tratará a falsa e perigosíssima sensação de que você está livre para adivinhe: Fazer mais dívidas.

Por isso eu afirmo: se você tem um situação de endividamento estrutural, muito mais que se preocupar com as dívidas do presente, você precisa estar atento em como sair das dívidas do futuro, ou seja, aquelas que você ainda nem tem, mas vai criar se permanecer com o mesmo MMD.

woman in white top wearing eyeglasses
Photo by Alex Harvey ?? / Unsplash

“OK, e como descubro o meu Modelo Mental sobre Dinheiro?”

Voltando no passado. =)

Calma! kkkkkk. Eu não estou sendo irônico e nem dizendo para você comprar uma máquina do tempo incrível em 10x s/ juros. Mas a resposta para como e quem contribuiu para a criação do seu MMD reside no seu passado, mais especificamente na sua infância.

Como disse antes, o MMD é um conjunto de crenças que formam o arranjo das máquinas na sua fábrica de resultados. Crença é tudo aquilo que você acredita sobre qualquer assunto, neste caso, sobre dinheiro. Não é, definitivamente, uma representação da realidade, mas uma forma que você encontrou para explicar a realidade.

Antes de falar sobre algumas crenças sobre dinheiro, é importante dizer que elas são formadas através de acontecimentos que se deram normalmente até a sua pré adolescência, e que de alguma forma, você associa uma emoção à algo que viu, ouviu ou experienciou.

A menina que queria somente a presença da mãe…

Imagine uma menininha de 4 anos de idade. Quando a mãe sai de casa para trabalhar ela gruda na perna da mãe e chora pedindo que fique. A mãe então, com a melhor das intenções diz:

“Mamãe vai trabalhar para ganhar dinheiro e comprar um presente pra você.”

Que associação essa criança de 4 anos pode fazer?

Dinheiro me distancia da minha mãe e o que me afasta dela me faz mal.

É óbvio que essa associação acontece num nível bem mais profundo que o da simples consciência de uma criança. Cria-se um registro emocional negativo sobre dinheiro, e quando essa menininha se torna uma mulher adulta, inconscientemente ela se distancia do dinheiro, negando a prosperidade financeira, pois ao se “aproximar do dinheiro, ela se distancia da figura materna”.

O menino que só queria o afeto do pai…

O pai de Betinho trabalha muito todos os dias e dificilmente pode dar atenção ao filho. Sempre que possível ele leva um pequeno presente para Betinho. É a forma que o pai encontrou de compensar as longas jornadas longe do filho e de demonstrar o afeto, apesar da ausência.

Num trágico dia o pai não volta para casa… Sofre um grave acidente e falece.

Num segundo, Betinho perde tudo que tinha, o pai, a pouca presença e o afeto que recebia através dos presente.

O tempo passa, e Betinho se torna um adulto compulsivo por comprar tudo que vê pela frente, não importa o impacto no orçamento. O Roberto simplesmente busca o prazer imediato no ato da compra, se escondendo por detrás da crença de que dinheiro foi feito para gastar. E o Betinho? O que ele busca através da compulsão de Roberto:

A presença do pai.

Como saber quando uma crença foi ou será instalada?

Pois é… tenho uma boa e uma má notícia para te dar. A má notícia é que não há como saber, pois apesar de sofrer influência do mundo externo, as crenças dependem da interpretação que você faz do fato ocorrido. E nós estamos interpretando tudo à nossa volta o tempo todo e dependendo do que ouvimos, vemos ou experienciamos uma crença limitante pode se instalar a qualquer momento.

A boa notícia é que é possível sim, substituir essa crença limitante por outra possibilitadora e consequentemente mudar o seu Modelo Mental sobre Dinheiro, seus resultados e finalmente sair das dívidas.

E qual o primeiro passo?

Tomada de consciência! Você só consegue mudar o que conhece.

Vamos começar?

Photo by Josh Kahen / Unsplash

Crenças sobre dinheiro que você pode ter absorvido

  1. Dinheiro não trás felicidade”
  2. Dinheiro é sujo” (Não estou falando das bactérias kkk)
  3. Ricos são desonestos”
  4. Dinheiro só serve para gastar”
  5. Não devia comprar, mas eu mereço…”
  6. “Só consigo comprar uma coisa de maior valor, me obrigando a pagar um boleto”
  7. “Cuidar do dinheiro é coisa de gente morrinha e gananciosa”
  8. “Preciso ganhar mais para juntar dinheiro”
  9. “Se eu não ganhar mais dinheiro eu nunca vou sair do vermelho”
  10. “Focar no dinheiro é algo errado”

E por ai vai…

Poderíamos encher esse post somente com exemplos de crenças limitantes sobre dinheiro e tenho certeza que não teria citado todas elas. São cosias em que as pessoas acreditam num nível muito profundo e que pode, nesse exato momento, estar retirando de você todas as possibilidade de sair das dívidas e ter um futuro financeiramente próspero.

Muitas das nossas crenças sobre dinheiro e que compõem o nosso MMD, são criadas por nosso pais, ou de forma mais geral, pela figura materna e paterna. Quer dizer que eles são pessoas más e que desejavam para você todas as dívidas que você tem?

Claro que não! Eles desejavam para você tudo de melhor que o mundo pode lhe trazer, mas inconscientemente repetiram e transmitiram para você as crenças sobre dinheiro que eles também, em algum momento, absorveram. Em outras palavras, eles entregaram para você as mesmas máquinas que eles já tinham da fábrica deles. Você decidiu por conta própria instala-las e produzir os seus resultados. E está tudo bem!

Pernil de Natal

red and white ceramic bowl
Photo by TR Davis / Unsplash

Certa vez li uma história que contava que em uma ceia da Natal o marido viu mais uma vez uma cena que se repetia há anos: O pernil era servido com o topo cortado. Intrigado, desta vez decidiu perguntar à esposa porque sempre preparava daquela forma. Ela então disse que havia aprendido com sua mãe e que ela sempre fizera assim.

Naquele Natal em específico, a mãe de sua esposa estava presente, e eles a perguntaram porque ela também cortava o topo do pernil. Ela então respondeu que tinha aprendido com a sua mãe, a avó da esposa. Curiosos decidiram ligar para a avó da esposa e perguntar: “Porque, raios, o pernil era cozinhado e servido sem o topo?”

A avó atendeu o telefone e sem entender a pergunta respondeu: Porque minha panela era pequena. =O

Essa pequena história mostra como crenças são passadas de pai para filho sem que percebamos ou sequer saibamos porque de fato fazemos o que fazemos do jeito que fazemos.

Como já dizia Elis Regina… Como nossos paaaais

Se você quer encontrar as crenças que você absorveu na sua infância você precisará fazer um exercício. Pegue um papel, uma caneta e comece a anotar, respondendo as seguintes perguntas que você deve se fazer.

❓ 1) O que eu ouvi, vi e vivi na minha infância, sobre dinheiro/riqueza vindo meus pais?

❓2) Quais experiências eu vivi na infância, relacionadas a dinheiro/riqueza que me marcaram?

❓3) Como meu pai lidava, pensava, gastava o dinheiro que ganhávamos?

❓4) Como minha mãe lidava, pensava, gastava o dinheiro que ganhávamos?

❓5) Que crenças eu tenho sobre dinheiro?

❓6) Em que, a minha situação atual, se relaciona ao que aprendi com as minhas experiências na infância sobre dinheiro?

Dica: Ao entrar no sexto passo se você em algum momento vir com frases do tipo “É culpa do…”, “É tudo por causa da…” PARE AGORA! Se você quer sair das dívidas definitivamente, você precisa de dois passos únicos, sem eles, pode parar a leitura por aqui e ir olhar o Instagram.

PASSO 1 – Perceba, aceite e honre a INFLUÊNCIA do seu passado!

PASSO 2 – Assuma a AUTO RESPONSABILIDADE por tudo! (isso mesmo, tudo)

Não existe culpa, apenas influência e responsabilidade. Aceite a influência do que aconteceu no passado, a assuma a auto responsabilidade por tudo que você produziu até aqui. Lembrando que você pode sair das dívidas, se decidir mudar as máquinas de hoje por outras que fabriquem RIQUEZA e LIBERDADE FINANCEIRA.

Se você deseja do fundo do seu coração sair das dívidas e descobrir o seu segredo, o seu Modelo Mental de Dinheiro, faça esse exercício das 6 perguntas, antes de voltar para a leitura e conclusão desse artigo. Fará todo sentido. ?

Ah, se quer uma dica, faça ouvido essa musica. É normal ir lembrando de coisas do passado. =)

Relaxing Classical Cello Music Solo - Soothing Instrumental Background Pieces | Study, Work, Relax


Fez o exercício? ? kkkkk

Eu estou esperando… ?

Se você fez, talvez esteja surpreso em perceber o começo do fundo do iceberg e relação das suas finanças atuais com o que você viveu, viu e ouviu sobre dinheiro na sua infância.

A tem outra. Nem tudo é claro e óbvio. É normal sentir uma certa dificuldade no começo ao olhar para trás. Mas se você se permitiu fazer com seriedade e dedicação o exercício, eu estou certo, fichas cairão nos próximos 7 dias.

É como disse certa vez, uma cliente aqui da REAL, a psicóloga Mayara de Oliveira em um evento onde ela palestrava sobre terapia em crenças sobre dinheiro.

Quando a gente decide fazer nosso planejamento financeiro com a REAL a gente não vai para tratar o adulto, mas a nossa criança interior. Eles sabem disso, e por isso, transformou a minha vida.

Eu quase desisti

Certa vez, um cliente, médico, com aproximadamente 57 anos, endividado, e com renda mensal aproximada de R$ 55 mil, me levou ao limite dos meus conhecimentos. Eu estava a ponto de me render!

Por mais que me dedicasse, me reinventasse, me virasse do avesso a forma dele agir permanecia igual. Parecia que nada do que eu dizia, o fazia refletir sobre a situação atual de endividamento.

Toda estratégia que criávamos ia para o ralo no dia seguinte. Ele pagava um financiamento para quitar outro enquanto esperava que os três negócios dele dessem retorno. Eram três negócios que davam muito prejuízo, no entanto a conversa era sempre a mesma:

“Eu preciso ganhar mais para quitar minhas dívidas”.

Eu, como planejador, já estava quase perdendo as esperanças quando decidi fazer este exercício que compartilhei com você.

Vou descrever abaixo o que ele disse após 15 minutos, com os olhos cheios de lágrimas.

“Meu pai criou a gente com muita dificuldade. Eu não me lembro de ficar no mesmo lugar por muito tempo. Sempre morando de favor. Éramos vários irmãos e meu medo era de que a qualquer momento o pouco que tínhamos faltasse. Meu pai sempre dava um jeito de conseguir mais dinheiro, mas apesar disso, vivia pegando dinheiro emprestado para pagar outra pessoa com quem ele tinha pegado emprestado antes. E assim foi por muitos anos. Enquanto minha mãe poupava tudo que podia meu pai inventava dezenas de formas diferentes de ganhar mais dinheiro e tudo sempre dava errado.”

Eu perguntei:

“O que você percebe disso?”

Ele então me respondeu:

“Que eu estou a vida toda repetindo a mesma coisa que aprendi com meu pai …”

Moral da história

A moral da história é que isso acontece com todos nós. Você não está sozinho ou sozinha. Não foi o único ou a única que alimentou crenças negativas sobre dinheiro que te trouxeram escassez, preocupações, stress.

Pessoas continuarão, todos os dias, projetando suas fábricas de resultados. Instalando máquinas que aparecem pelo caminho e, principalmente que herdaram das fábricas dos pais. Todos os dias, alimentarão suas fábricas com matérias primas de todos os tipos. Algumas excelentes e outras de péssima qualidade.

Elas vão continuar com a expectativa de colher os melhores resultados, e sempre que questionarem a qualidade destes resultados, buscarão alterar a qualidade da matéria prima, “demitir” esse ou aquele funcionário. Ao final, muitas se frustrarão e fecharão suas fábricas (no dia da morte) se perguntando:

“A vida é muito injusta! Eu me dediquei tanto, por que tive a vida que tive?”

E se eu tivesse a oportunidade de responder eu diria:

“Você esteve o tempo todo com o segredo em suas mãos. Se queria resultados diferentes, você precisava apenas ter instalado outras máquinas e mudado o desenho da sua fábrica para produzir os resultados que você sempre desejou. Este sempre foi o segredo.”

Mas para VOCÊ que ainda está com a fábrica a todo vapor, desejando uma vida financeira próspera, longe das dívidas do presente e do futuro eu digo:

“Lembre-se que seu Modelo Mental sobre Dinheiro é o conjunto de crenças que você absorveu relacionadas a dinheiro e riqueza durante sua vida. Esse conjunto de crenças define como você pensa e sente, que acabam por definir suas decisões e ações que trazem todos os resultados que você obteve e obterá.”

O segredo para sair das dívidas é individual. Talvez seja este o grande segredo. Existem orientações técnicas que resolvem as dívidas do presente, mas jamais “fórmulas infalíveis”. Se você quer a vida dos seus sonhos, livre de preocupações com dívidas e contas para pagar, desfrutando de tudo que o dinheiro pode lhe proporcionar, comece olhado para si:

? Entendendo e honrando a influência do passado

? Se responsabilizando pelos seus resultados no presente

A decisão agora é sua…. Que máquinas você quer instalar na sua fábrica de resultados?

Sair das dívidas

Você não está sozinho

Fala ai nos comentários, compartilha comigo quais crenças você percebeu que herdou dos seus pais sobre dinheiro. Eu vou ficar muito feliz em ler e mais ainda em responder. =)

E se você perceber que precisa de ajuda ou quer entender um pouco mais sobre o jeito REAL de resolver as suas dívidas de forma definitiva, basta entrar em contato pelo nosso site ou me mandar um email. ®️

#boraREALizar

Escrever um comentário