Sem dúvida fazer um consórcio é melhor que contratar um financiamento ou pegar um empréstimo. O único motivo que faz isso ser verdade é que, no consórcio, você não paga uma taxa de juros e consequentemente vai pagar menos para realizar o mesmo objetivo.

Mas a história do consórcio não é um mar de rosas. Existem alguns motivos que fazem do consórcio algo PERIGOSO. E, apesar de ser uma forma que as pessoas recorrem para juntar dinheiro sem contrair uma dívida, ele tem algumas ARMADILHAS que QUASE NINGUÉM SABE, ou pelo menos não se lembra.

Neste post eu vou contar pra você quais são as 5 razões que fazem do consórcio um mal negócio e no final vou ensinar como resolver tudo isso e ainda assim ter o dinheiro. 😉

01 Ausência de Liquidez

Essa é, na minha opinião, o segundo principal motivo do porque não se fazer um consórcio. Eu já falei em vários vídeos e posts sobre a importância de ter um dinheiro rápido, um investimento que você possa, a qualquer momento, retirar o dinheiro se precisar. O nome que a gente dá para isso é LIQUIDEZ!

O consórcio é um dinheiro que você paga todos os meses, mas que se por algum motivo você precisar retirar tudo, ou parte do que você já pagou, é IMPOSSÍVEL! Se esse dinheiro estivesse aplicado na poupança ou num título público, você teria liquidez imediata do valor que você já pagou.

Se você precisar da grana para uma emergência você vai ter que contar com a sorte de ser contemplado, ou o mais provável: Pegar um empréstimo e adivinha só… pagar juros. Tudo porque você fez um consórcio e não tem liquidez.

02 Taxas de Administração

Já parou pra pensar que quando você faz um consórcio você paga para juntar dinheiro? É como se seu cofrinho cobrasse de você todos os meses um valor para você deixar suas moedas lá.

Os valores das taxas de um consórcio podem variar bastante, mas normalmente elas são cobradas para cobrir 3 custos: fundo de reserva, seguro e taxa de administração. Por esse motivo, em um consórcio você sempre paga mais do que você recebe em prêmio. E apesar de serem mais baratas que os juros de um empréstimo, você NÃO PRECISARIA PAGAR.

Se você investir todos os meses, o mesmo valor que você já paga no consórcio, todo O DINHEIRO É 100% SEU! Nenhum centavo sequer vai para pagar outra pessoa que não seja você mesmo. E ainda tem a rentabilidade…

03 Não possui Rentabilidade

Quando você faz um consórcio sua rentabilidade é ZERO! Em outras palavras, descontadas as taxas, você não recebe um valor maior que o total do prêmio do contrato.

Se nós pensarmos no consórcio como uma forma de acumular dinheiro/patrimônio, não ter rentabilidade é algo PÉSSIMO. Por mais que no curto prazo você sinta que não faz diferença, investir todos os meses um valor fixo (o mesmo que você já paga no consórcio) e ter ao seu lado um taxa fazendo esse dinheiro aumentar é algo incrível e que no longo prazo faz uma DIFERENÇA ABSURDA!

Se você for contemplado antes, pode aplicar o dinheiro e ganhar “em tese” duas vezes, mas neste caso você entra no quarto motivo do porque fazer um consórcio não uma ideia assim tão boa.

04 Depender da Sorte

Se você assim como eu, nunca ganhou um sorteio na vida, nem no par-ou-impar, deveria considerar o quarto item na hora de fazer um consórcio: Depender da sorte.

Quando eu monto um planejamento para mim ou para meus clientes eu gosto de ter certeza de que na data estabelecida nós vamos conseguir realizar o objetivo NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA! Mas quando você faz um consórcio não é bem assim. Você depende de ser contemplado e para que suas chances aumentem, adivinha só… você precisa pagar mais.

Depender de toda essa incerteza de quando você será capaz de realizar seu sonho ou atingir seu objetivo faz sentido pra você? Como seria se você fizesse seu planejamento de quanto você precisa para realizar seu sonho, definisse prazo, valor, e ao final tivesse a certeza de que, não só vai conseguir atingir seu objetivo como também terá mais dinheiro por causa dos juros?

05 ATENÇÃO! Padrão negativo de pensamento

Esse é sem dúvida a pior das razões e que você deveria considerar antes de fazer um consórcio: A forma como SEU CÉREBRO faz você juntar dinheiro!

Seja sincero: Alguma vez você já disse ou concordou com alguém dizendo “A única forma de eu conseguir comprar alguma coisa mais cara, é fazendo dívida?” Ou mesmo, antes de fazer o consórcio, você pensou que “a única forma de conseguir juntar dinheiro e fazendo um consórcio”?

Ai está o perigo: Você acredita que para ter patrimônio (dinheiro acumulado), precisa fazer uma dívida ou assumir o compromisso de pagar alguém! Em outras palavras você se compromete mais com outras pessoas, obrigações e contratos que com a realização dos SEUS SONHOS? Já parou para pensar onde isso pode te levar?

Por que você não investe todos os meses, disciplinado em colocar sempre o mesmo valor e comprometido em retirar somente quando tiver o valor total para realizar seu objetivo? O que te falta?

A Melhor Forma de Juntar Dinheiro

Agora sim, você está pronto para descobrir os três ingredientes para se tornar ótimo investidor e, melhor ainda, sem ficar dependendo de fazer um consórcio para atingir seus objetivos.

DISCIPLINA + COMPROMETIMENTO + MATURIDADE

Três coisas que, mesmo que você considere não ter, pode desenvolver. Essa é a forma mais eficaz de construir patrimônio e acredite, A MAIS RÁPIDA DE TODAS!

Se você mantiver a disciplina de investir todos os meses, como se fosse um boleto que você paga para si mesmo, o compromisso de só retirar o dinheiro na data que você planejou (ou caso haja uma emergência realmente grave) e, ao mesmo tempo, se você adquirir a maturidade para dizer não para seus desejos momentâneos em prol de algo muito maior que você quer muito realizar no futuro, você está pronto para ter uma vida FINANCEIRA DE SUCESSO!

Dessa forma, investindo, mesmo que seja na poupança, num título público ou em fundos imobiliários, você conseguirá o que nenhum consórcio pode entregar:

  • Liquidez
  • Isenção de Taxas
  • Rentabilidade
  • Planejamento
  • MATURIDADE FINANCEIRA

Você pode dizer que é um ADULTO quando o assunto é dinheiro, afinal, são as crianças que precisam de outra pessoa cobrando para que elas façam o que é certo. Elas são incapazes de assumirem um compromisso com elas mesmas.

E até onde eu sei, ainda não conheci uma CRIANÇA RICA! 😉

Um beijo e boraREALizar!

Escrever um comentário